Rio Anil

Deputado quer informações dos Bombeiros sobre incêndio em shopping

Informações devem embasar estudos sobre legislação acerca do tema.

Ipolítica

Incêndio no Rio Anil Shopping deixou duas pessoas mortas
Incêndio no Rio Anil Shopping deixou duas pessoas mortas (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O deputado estadual Rodrigo Lago (PCdoB) conseguiu, nesta quarta-feira (15) aprovar requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informações sobre o incêndio ocorrido no Rio Anil Shopping, no dia 7 deste mês.

Segundo o documento, a ser encaminhado ao comandante da corporação, coronel Célio Roberto, "as informações solicitadas serão analisadas pelos deputados para que haja a adequação das normas vigentes, a fim de evitar novas tragédias semelhantes e, também, para que a Assembleia Legislativa acompanhe a apuração das responsabilidades”.

Entre as informações solicitadas pelo deputado estão a cópia integral de todos os processos de expedição e renovação de licenças, a relação de todas as fiscalizações e a cópia integral de todos os processos de fiscalização, bem como a relação das normas federais ou estaduais contra incêndios. O incêndio ocorrido no cinema do Rio Anil Shopping vitimou duas pessoas.

Leia mais: Imagens mostram operários colocando manta no teto de shopping antes da tragédia

No início da semana, imagens de monitoramento obtidas com exclusividade pelo JM2, da TV Mirante, mostraram o momento em que homens colocavam manta asfáltica no telhado do shopping. 

As imagens da câmera do próprio shopping mostram que, às 15h30, quatro operários faziam o trabalho na área em direção ao parquinho, perto da Praça de Alimentação. O incêndio não se alastrou para estes espaços. As salas de cinema ficam do lado oposta ao que os homens trabalhavam. 

Eles usavam um botijão de gás com equipamento para aquecer a manta asfáltica, que geralmente é um maçarico. No entanto, não é possível ver o maçarico pelo vídeo.

Por volta das 16h, é possível ver a fumaça se espalhando pelo ar. A câmera faz um giro e, quando volta, os trabalhadores já estão na área acima das salas de cinema e perto da escada. A fumaça só fica mais densa e a gravação para.

Agora, a Polícia Criminal quer saber se o fogo começou na manta asfáltica e se espalhou para as salas de cinema. As imagens estão sendo analisadas pelos peritos.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.