(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Secretários encontram parte de equipe já formada ao assumir função

Cargos chaves já foram nomeados pelo governo e isto tem deixado auxiliares de Carlos Brandão reclamando com o Palácio dos Leões.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Adelmo Soares foi nomeado como secretário adjunto na SAF comandada por Bira do Pindaré
Adelmo Soares foi nomeado como secretário adjunto na SAF comandada por Bira do Pindaré (Foto: Agência Assembleia )

SÃO LUÍS - Há um certo desconforto por parte de alguns secretários de estado neste início de trabalho no primeiro escalão do governo do Estado. Parte dos titulares das pastas encontraram seus quadros praticamente formados e há muita reclamação.

Na Secretaria de Agricultura Failiar, por exemplo, o secretário Bira do Pindaré encontrou o ex-deputado Adelmo Soares como seu adjunto. Ele reclamou imediamente para Rubens Pereira, secretário de Articulação Política.

Adelmo comandou a SAF de 2015 até 2018 quando saiu apra se candidatar da deputado estadual. Em 2022 não conseguiu se reeleger e agora foi colocado como adjunto de Bira. O mais provável é que assim permaneça sem maiores problemas apesar da revolta de Pindaré.

Sobre o adjunto de Bira, à coluna, Rubens Pereira negou que haja desconforto porque, segundo ele, o nome de Adelmo foi indicação do PSB. E é verdade, mas não agradou o titular.

Em outras pastas como a Saúde, apesar de ter sido mantido no caro, Tiago Fernandes teve que abrir espaços na SES por determinação dos Palácio dos Leões e assim ele ficando até sem espaços chaves na gestão.

O mesmo ocorre no Turismo, na Representação Institucional em Brasília e também na Secretaria de Cidades. A pasta da Educação também passa por situação semelhantes.

O mais provável é que tudo fique exatamente como o governador Carlos Brandão (PSB) organizou. Os secretários podem até reclamar, mas nada poderão fazer de fato. É o que dizem os aliados do socialista.

Já sabia

No caso da pasta de Representação Institucional, o secretário Othelino Neto (PCdoB) já sabia quem seria a sua subsecretária.

Antes mesmo da definição se o comunista iria ou não para Brasília, Lorena Macedo - esposa do deputado Fábio Macedo - já havia sido nomeada para a função.

Além dela, outros nomes já foram nomeados e não poderão ser exonerados por determinação do Palácio dos Leões.

Não pode trocar

Muitos secretários estão procurando os principais interlocutores do Palácio para saber quais os nomes podem ou não ser exonerados.

Em via de regra, os cargos em comissão com maiores salários não podem ser trocados. 

Mesmo assim, há insistência de alguns auxiliares de Brandão para conseguir montar a sua equipe. A insitência não vem surtindo efeito. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.