Viva Bem

Ozenpic, a 'canetinha do emagrecimento', pode apresentar efeitos colaterais por uso inadequado, alerta endocrinologista

No Viva Bem desta semana, a Dra. Maria de Jesus Botelho explica o motivo da medicação ter se tornado tão popular.

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 03/08/2023 às 17h00
Medicação foi fabricada para pacientes com diabetes, mas se popularizou entre pessoas que desejam emagrecer.
Medicação foi fabricada para pacientes com diabetes, mas se popularizou entre pessoas que desejam emagrecer. (reprodução)

SÃO LUÍS – As promessas de emagrecimento rápido podem surgir por meio de diferentes formas como: dietas, exercícios físicos direcionados e até medicações eficazes. Contudo, cada um deles necessita, como complemento, de uma coisa em comum: acompanhamento médico.

Apesar da necessidade de recomendações médicas, as dicas rápidas para emagrecimento têm o seu engajamento em redes sociais como Instagram e Tik Tok. Vídeos indicando e constatando o sucesso do ‘Ozenpic’, por exemplo, recebem muitos likes e incentivam o usuário do outro lado da tela a reproduzirem as instruções.

O que muita gente pode não saber é que o Ozenpic, em específico, foi fabricado para pacientes com diabetes. Durante o uso, porém, o emagrecimento do paciente vinha como decorrência da medicação. Por conta disso, ele passou a ser utilizado, também, em pacientes com obesidade.

O Ozenpic foi concebido para uso em diabéticos. Porém ao longo do tempo de uso, as pessoas foram observando uma mudança na questão do peso dessas pessoas, elas passaram a perder bastante peso, então se observou que é uma medicação que também ajuda na obesidade, embora não tenha sido concebida com essa finalidade
Endocrinologista Maria de Jesus Botelho

Leia também: Obesidade não deve estar vinculada a estigmas: "vale acolher e buscar tratamento”, diz endocrinologista

A médica endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metabologia Maria de Jesus Botelho explica que o fácil acesso ao medicamento pode trazer algum riscos àquelas pessoas que o ingerem sem estar, necessariamente na condição de obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou superior a 30 quilos por metro quadrado (kg/m²).

As redes sociais hoje são uma fonte de pulverização, o que tornou essa medicação muito popular, então muita gente passou a conhecer o Ozenpic como a canetinha do emagrecimento
Endocrinologista Maria de Jesus Botelho

Segundo a médica, o grande problema da medicação é quando as pessoas o utilizam de forma  aleatória, sem saber se podem, de fato utilizar e se possuem alguma contraindicação, já que como todo medicamento, o uso de forma precipitada pode apresentar diferentes efeitos colaterais nos indivíduos. 

"Os pacientes podem ter, baseado no mecanismo de ação, um esvaziamento gástrico mais lento, náuseas, vômitos, além de diarreias, constipação. Ou seja, pacientes que já possuem uma dinâmica gástrica ruim podem apresentar uma contraindicação ao uso dessas medicações”, alerta a endocrinologista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.