Retratação

Deputada se retrata após expor empregadas negras em rede social

Abigail Cunha disse que o intuito era responder acusações infundadas, mas acabou reforçando estereótipos de desigualdade estrutural do país.

Ronaldo Rocha e Gilberto Léda / Ipolítica

Deputada Abigail Cunha se retratou após expor empregadas negras
Deputada Abigail Cunha se retratou após expor empregadas negras (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - A deputada estadual Abigail Cunha (PL) se retratou na sessão desta terça-feira (7), na Assembleia Legislativa do Maranhão, após expor duas empregadas negras e descalças em publicação em rede social na semana passada. Na ocasião, a deputada respondia a supostas acusações de racismo.

Abigail foi empossada secretária estadual da Mulher no último sábado, e além de se retratar, fez hoje a sua despedida do Legislativo. Ela vai tirar licença de mandato para poder atuar como membro de primeiro escalão do Governo do Estado. 

“Meu intuito era responder acusações infundadas que eu já estava passando, mas acabei por reforçar estereótipo de uma desigualdade estrutural de nosso país. Mais do que isso, eu acabei por expor duas pessoas, a quem tenho muito apresso e admiração, que convivem comigo e que cuidam do meu bem maior, do meu patrimônio maior, que são meus filhos e minha família”, disse. 

Leia também: Em meio a denúncia de racismo, Abigail Cunha toma posse como secretária da Mulher

Abigail pediu desculpas às duas mulheres expostas e disse que fará uma reflexão sobre o erro cometido na sexta-feira, ocasião da publicação.

“Peço humildemente, publicamente, sinceras desculpas a elas e a todos e a todas que se sentiram ofendidos. Neste momento cabe apenas a humildade de reconhecer o meu erro e refletir sobre diversos aspectos, e mudar. E eu só pude descobrir que eu errei depois de muito diálogo, de conversar… ontem a noite eu estive com uma antropóloga até meia noite, a quem eu agradeço imensamente a solidariedade que ela teve à minha pessoa, e de me fazer realmente reconhecer que eu errei, porque eu olhava para uma foto, junto com as pessoas que eu amo e que convivem comigo e não via onde eu tinha errado. Mas hoje eu tenho a humildade de reconhecer”, pontuou.

Abigail disse que “o processo de aprendizagem” vai além da resposta aos parlamentares e nas redes sociais. “Se enraizará em meu dia a dia em ações efetivas, a partir de agora me coloco à disposição ainda mais, na luta antiracista; no combate ao racismo estrutural e histórico, que se configura como uma mazela em nossa sociedade”, disse. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.