(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Brandão tem poucas horas para resolver crises com aliados

Governador dará posse aos seus secretários no próximo sábado e precisa contorno crise com o PSB e também na questão do comando do Detran.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Fábio Macedo tentar ficar com a direção geral do Detran que hoje é de André Fufuca
Fábio Macedo tentar ficar com a direção geral do Detran que hoje é de André Fufuca (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Faltam pouco menos de  72 horas para o governador Carlos Brandão (PSB) dá posse aos seus secretários de estado. O evento acontecerá em Imperatriz, no sábado, 4. E estas últimas horas poderão ser decisivas para alguns aliados, que estão com pontos de crises na busca por espaços no primeiro escalão do governo.

A primeira crise foi a do PT. Como de costume, o partido não fechou consenso sobre os nomes que deveriam ocupar o largo espaço que conseguiu no governo. Duas listas chegaram a Brandão, que ficou com a lista que foi enviada pela Executiva estadual da legenda. 

Sobre os espaços, os petistas saíram com quatro secretarias e mais uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Talvez, o partido que melhor foi contemplado neste governo Brandão. Enfim, a crise interna do PT foi controlada.

E se o PT foi bem contemplado, o PSB não pode dizer o mesmo. Faltando menos de três dias para posse, o partido tem garantido mesmo somente a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, dada para Bira do Pindaré.

Os socialistas perderam a Agência Executiva Metropolina do Sul (Agem Sul), cujo indicado era do suplente de deputado federal, Clayton Noleto. A situação gerou uma crise imediata. Depois, havia a possibilidade da Agem também ficar com o PSB. Mas não se configurou. Ao que parece, a relação é com a crise gerada pela substituição na Agem Sul.

Por fim, o PSB perdeu o IEMA e não tem a certeza de que ficará com a Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Aguardando ainda”, dizem os socialistas. “Até sábado resolve”, falam outros membros do partido. 

O fato é que ser o partido com a maior bancada na Assembleia Legislativa (11 deputados) e ser o partido do governador, parece não ter pesado na divisão dos espaços de poder do primeiro escalão do governo.

A outra crise em curso é sobre a direção geral do Detran. Carlos Brandão chegou a anunciar o Heverton Pereira, que é indicado do deputado André Fufuca (PP) para continuar no cargo, no entanto, apagou em seguida. Motivo? Tem outro deputado de olho do espaço. Fábio Macedo (Podemos), que já indicou para a Secretaria de Esporte, quer também o Detran. 

As conversas estão acontecendo. Pelo menos foi o que confirmou à coluna o Fábio Macedo.

Resta saber como o governador Carlos Brandão vai contornar o impasse e acabar com a crise.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.