SÃO LUÍS - O vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) assumirá a presidência da Câmara Municipal de São Luís. Ele ocupará posto do presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PCdoB), anunciado no fim de semana pelo governador Carlos Brandão (PSB) para o comando da Secretaria de Estado da Cultura.
Chaguinhas foi eleito em abril do ano passado - para o biênio 2023/2024 -, como primeiro vice-presidente do Legislativo Municipal.
Na linha de sucessão, é ele quem herda a vaga de Paulo Victor na Mesa Diretora.
Resolução
Isso depois de a Câmara de Vereadores ter aprovado uma mudança no Regimento Interno da Casa, que permite que membros da Mesa Diretora se licenciem do mandato sem o risco de perda do cargo de direção na Câmara.
Pela nova regra, por exemplo, Paulo Victor poderá deixar a Presidência da Casa e retornar posteriormente para a mesma função.
Já pela regra antiga, ele perderia automaticamente o posto e uma nova eleição para a Presidência deveria ser realizada.
Agora, o primeiro vice assume por tempo indeterminado até que o presidente eleito retorne ao cargo ou finalize o biênio de gestão da atual Mesa.
A previsão é de que Paulo Victor assuma o cargo de secretário estadual somente no dia 4 de março.
Saiba Mais
- Vereadores de São Luís começam a registrar presença em ponto eletrônico
- Câmara aprova gratuidade de ônibus para policiais militares
- Suplente de Umbelino Júnior toma posse na Câmara
- Vereadores querem melhorias na iluminação pública de bairros da capital
- Vereador propõe direito de acompanhantes durante exames em SL
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.