Presidência

Eventual licença de Paulo Victor dá ascensão a Chaguinhas na Câmara de São Luís

Norma aprovada nesta terça-feira pelo Legislativo Municipal permite que membros da Mesa se licenciem sem risco de perda de cargo.

Ipolítica

Atualizada em 28/12/2022 às 12h02
Francisco Chaguinhas pode assumir a Presidência da Câmara se Paulo Victor tirar licença
Francisco Chaguinhas pode assumir a Presidência da Câmara se Paulo Victor tirar licença (Leonardo Mendonça / Agência Câmara)

SÃO LUÍS - Uma eventual licença do futuro presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor (PCdoB), promoverá automaticamente a ascensão do vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) na Casa.

Chaguinhas foi eleito em abril deste ano - para o biênio 2023/2024 -, como primeiro vice-presidente do Legislativo Municipal e também será beneficiado com a nova regra aprovada na última terça-feira, que permite que membros da Mesa Diretora se licenciem do mandato sem o risco de perda do cargo de direção na Câmara.

Pela nova regra, por exemplo, Paulo Victor - que é cotado para retornar à equipe do governador Carlos Brandão (PSB) -, poderá deixar a Presidência da Casa e retornar posteriormente para a mesma função.

O cargo, neste caso, será ocupado provisoriamente por Chaguinhas. 

Pela regra antiga, membro da Mesa Diretora licenciado não poderia mais retornar ao cargo, sendo obrigatória uma nova eleição interna para a ocupação do posto de direção.

Bastidores

Nos bastidores, fala-se que Brandão quer Paulo Victor na Agência Metropolitana. O vereador já atuou como secretário de Estado da Cultura, e agradou o chefe do Executivo Estadual.

O futuro presidente da Câmara de Vereadores, contudo, não trata do tema publicamente.

Ele assumirá o comando da Mesa Diretora no dia 1º de janeiro.

Saiba Mais

Uma eventual licença de Paulo Victor também favorece o primeiro suplente, Marcelo Poeta, que exerceu mandato na Câmara durante o período em que Victor assumiu a Secretaria de Estado da Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.