Sem folia

Municípios maranhenses cancelam ou reduzem recursos para o Carnaval

Entre os municípios que cancelaram o carnaval constam Itinga do Maranhão, Turilândia, Timbiras, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Miranda do Norte e Governador Edison Lobão.

Ipolítica, com informações do MPMA

Procurador Eduardo Nicolau expediu recomendação para redução de gastos nos municípios
Procurador Eduardo Nicolau expediu recomendação para redução de gastos nos municípios (CCOM-MPMA)

SÃO LUÍS - Depois de o Ministério Público Estadual ter encaminhado expedido recomendação aos municípios, com orientação para uso racional de recursos públicos no Carnaval 2023, muitos gestores cancelaram o custeio da festa e outros reduziram valores para uso na folia. 

Em alguns municípios, parte dos recursos que seriam aplicados na Cultura, foram destinados para a Saúde e Educação.

Algumas medidas, segundo o MP, também resultaram de decisões judiciais que atenderam pedidos de Ações Civis Públicas ajuizadas pelo órgão ou de Termos de Ajustamento de Conduta.

O levantamento, ainda parcial, foi feito pelo Centro de Apoio Operacional da Probidade Administrativa, coordenado pela promotora de justiça Nahyma Ribeiro Abas.

Entre os municípios que cancelaram o carnaval constam Itinga do Maranhão, Turilândia, Timbiras, Vargem Grande, Nina Rodrigues, Miranda do Norte e Governador Edison Lobão.

Na lista dos que reduziram os valores estão Viana, Barra do Corda, Carolina, Itapecuru-Mirim e São João Batista.

Leia também: Hospital de campanha é instalado em São Luís para o período do carnaval 

Imperatriz 

Em Imperatriz, o município conseguiu liminar deferida pelo desembargador Lourival Serejo, com efeito suspensivo, para a liberação de R$ 440 mil para uso nas festividades.

O valor havia sido bloqueado por decisão da juíza Ana Lucrécia, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Imperatriz. Ela havia determinado sua transferência para a Saúde.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Eduardo Nicolau, recorrerá ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que desbloqueou recursos para a realização do Carnaval de Imperatriz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.