(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Carnaval chegando e especulações sobre secretariado de Brandão crescem

Governador já afirmou que somente em 4 de março que vai anunciar as mudanças em seu primeiro escalão; o silêncio do gestor tem tirado o sono de parte de seus aliados.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Carlos Brandão não aceita pressão por espaços em seu governo
Carlos Brandão não aceita pressão por espaços em seu governo (Paulo Soares /Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O silêncio e o jeito ponderado do governador Carlos Brandão (PSB) em relação a composição de seu secretariado têm tirado o sono de muitos aliados do socialista. Tanto aqueles que já têm espaço no governo quanto os aliados que aguardam o pedaço no primeiro escalão prometido na época da campanha eleitoral.

Alguns nomes já estão com o martelo batido. Entre os garantidos estão O Tiago Fernandes na Secretaria Estadual de Saúde (SES), Aparício Bandeira na Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra), o vice-governador Felipe Camarão (PT) volta para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Sérgio Macedo vai comandar a Secretaria de Comunicação e O coronel Sílvio Leite se mantem no comando da Secretaria de Segurança.

Outras pastas como a Secretaria da Agricultura Familiar (Saf) e também a de Desenvolvimento Social (Sedes) são postas em dúvidas. As duas estão com indicados de dois deputados federais: a primeira é de André Fufuca (PP) e a segunda, Pedro Lucas Fernandes (União).

Os rumores mostram que eles podem ter outros espaços porque há pedidos de aliados para as duas pastas em questão. A Saf o ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) já tinha pedido para Brandão. A Sedes pode ir para o presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PCdoB).

Se isto for verdade, não se sabe ainda onde o governador poderia abrigar os dois parlamentares que pertecerão a forte federação que vai se formar que é a do União Brasil com o Progressista.

Especulações a parte, fontes próximas tanto de Pedro Lucas quanto de André Fufuca dizem que os espaços que os dois têm não foram assunto de conversas do governador, o que deixa entendido para os deputados que o acordo fica mantido, ou seja, as secretarias ficam como estão.

 É certa a ida de Vinicius Castro para a Secretaria de Planejamento. Ele atualmente é adjunto da SES. Outros espaços como Secretaria de Governo (Segov) e também Detran estão encaminhados. Mas ainda tem o Porto do Itaqui, Secretarias de Turismo, do Trabalho, Meio Ambiente e outras 17 pastas para sere definidas além destas citadas pela coluna. Faltam também outros 25 órgãos estaduais. 

Brandão precisa ainda fechar sua conta com outros aliados que estiveram ao seu lado após assumir o comando do Palácio dos Leões em abril do ano passado. Tem outros aliados da Assembleia Legislativa que precisam ser remanejados para abrir espaço no Casa para aqueles que chegaram somente até a suplência.

Mas Brandão se mantém comedido deixando os aliados preocupados com o que ele anunciará no próximo dia 4 de março lá em Imperatriz.

Reservado

Um espaço que Brandão deverá reservar é o do Republicanos. O Marcos Pereira, presidente nacional da sigla, teria pedido ao próprio governador para colocar o ex-deputado Gil Cutrim em sua equipe de governo.

Pereira não falou em preferência, mas pediu atenção de Carlos Brandão para esta solicitação. Em troca, claro, o Republicanos comporá a base de apoio do governador.

E mais do que compor a base de apoio no governo, o partido seguirá unido com o socialista na disputa pela Prefeitura de São Luís em 2024.

Possibilidade

Outra Secretaria que deve ter o nome do titular confirmado é a da Mulher. Inicialmente, a pasta iria para a deputada Abgail Cunha (PL), mas a parlamentar não teve o interesse devido.

Por isso, para o espaço o nome cogitado é da advogada Isabelle Passinho (PSB). Ela foi coordenadora do projeto Travessia no governo de Flávio Dino (PSB).

Se confirmada, Isabelle será a primeira secretária de estado do Maranhão com deficiência. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.