Denúncia

Deputado anuncia reunião com PGJ e Procon sobre preço da carne bovina no MA

Eric Costa investiga possível cartel de frigoríficos no estado.

Ipolítica

Eric Costa suspeita de cartel no setor
Eric Costa suspeita de cartel no setor (Kristiano Simas/Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - O deputado Eric Costa (PSD) anunciou, na sessão plenária desta quinta-feira (16), que pretende realizar reunião com o Ministério Público, com apoio do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon), para discutir o preço da carne bovina praticado no Maranhão.

Na semana passada, ele já havia mencionado a possibilidade de existência de um cartel de frigoríficos no estado.

Segundo o parlamentar, há uma grande diferença entre o preço praticado pelos frigoríficos junto aos criadores e o preço final ao consumidor.

O deputado contou que na quarta-feira (15) conversou com o procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, e agendou uma reunião para a semana após o Carnaval para tratar do assunto, envolvendo também o Procon.

Outra medida anunciada por Eric Costa, ao pedir a assinatura dos colegas, é uma denúncia que será encaminhada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para apurar se existe acordo de preço entre os frigoríficos, ou se existe uma divisão regional de mercado. “Se nós conseguirmos comprovar isso, prestaremos um grande serviço não só aos consumidores, não só aos produtores, mas à economia em geral do Maranhão”, declarou.

Para o deputado, a Assembleia não pode ficar de braços cruzados, observando a população sendo prejudicada por inteiro. Ele acrescentou que, assim como o consumidor, o produtor também deve ser protegido. “O produtor que gera renda, que gera emprego, que produz a carne, que produz essa proteína tão importante para a cesta básica”, finalizou.

Em entrevista à Mirante AM, ele detalhou as medidas que está tomando, com apoio de outros parlamentares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.