(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Convite para Braide se filiar ao Republicanos não foi só gentileza

Prefeito de São Luís pode precisar mudar de partido e Aluisio Mendes quer espaços na Prefeitura de São Luís: estes são os motivos do convite para filiação.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h58
Eduardo Braide recebeu convite para se filiar ao Republicanos do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira
Eduardo Braide recebeu convite para se filiar ao Republicanos do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira (Reprodução/redes sociais)

SÃO LUÍS - Chamou atenção a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), no evento de filiação do deputado federal Aluisio Mendes no Republicanos. Além desta presença, chamou mais atenção ainda o convite do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, para que Braide se filie no Republicanos.

Sobre este convite, Mendes resumiu dizendo se tratar de uma gentileza de Pereira. Mas o deputado sabe que não é somente um gesto sem importância. Eduardo Braide está num partido que deve trocar de comando em breve. A senadora Eliziane Gama (que trocou Cidadania pelo PSD) deve assumir a presidência do partido no Maranhão. "É uma questão de tempo", dizem os aliados da senadora, que vai substituir o ex-deputado Edilázio Júnior.

Com isto, Braide corre o risco de não ter legenda para disputar sua reeleição em 2024 já que Gama está mais do que nunca ligada ao ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), que deve ter o deputado Duarte Júnior (PSB) como candidato a prefeito da capital.

E para além da necessidade de espaço partidário para Eduardo Braide, Aluisio Mendes está de olho mesmo nos espaços que ele poderá conseguir na Prefeitura de São Luís, algo que ele não obteve apesar de ter apoiado Eduardo nas eleições de 2020.

Mudança prevista

A previsão é de que em março a senadora Eliziane Gama assuma a presidência do PSD no Maranhão.

Mesmo sabendo disto, aliados do ex-deputado Edilázio Júnior têm dito que não haverá mudanças no comando da legenda no estado.

É difícil imaginar que uma senadora no mandato seja somente mais um membro no PSD. Em via de regras, quem tem mandato, tem mais força também dentro de qualquer partido. No PSD será diferente?

Novo conselheiro

Tudo certo para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Maranhão. 

O sobrinho do governador Carlos Brandão (PSB), Daniel Brandão, já se inscreveu e deve ser o único postulante a vaga aberta com a aposentadoria de Edmar Cutrim.

 No cronograma deste processo está prevista uma reunião no fim da tarde desta segunda-feira, 13, da comissão especial que analisará a candidatura de Daniel.

A previsão é de que até quinta-feira, 16, a sabatina do sobrinho do governador aconteça e o plenário da Assembleia Legislativa decida pelo nome de Daniel Brandão.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.