Homenagem

Servidora do TRE-MA há 27 anos recebe maior honraria da Corte Eleitoral

Maria do Rosário Costa recebeu a homenagem por indicação da atual presidente do Tribunal, desembargadora Angela Salazar.

Ipolítica

Maria do Rosário posa com a presidente do TRE-MA, desembargadora Angela Salazar
Maria do Rosário posa com a presidente do TRE-MA, desembargadora Angela Salazar (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - Uma servidora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) que atua há 27 anos na Corte foi uma das agraciadas com a Medalha "Ministro Arthur Quadros Colares Moleira", a mais alta honraria concedida pela Justiça Eleitoral maranhense.

Maria do Rosário Costa recebeu a homenagem por indicação da atual presidente do Tribunal, desembargadora Angela Salazar.

A entrega das medalhas a todos os homenageados ocorreu na sexta-feira (10), pelos membros do Conselho Tutelar do Mérito Eleitoral do Maranhão, composto pelos membros da Corte, em sessão solene.

A honraria é concedida a personalidades que se destacaram por prestarem relevantes serviços à democracia nas suas respectivas áreas de atuação. 

“Você não imagina a minha felicidade de ter recebido essa medalha pelo Tribunal [Regional Eleitoral], ainda mais sendo agraciada pelo doutora Angela [Salazar]. Foi muito gratificante mesmo. Coisa que a gente nunca imagina que vá acontecer com a gente. Então, para mim, valeram a pena esses 27 anos, porque receber uma medalha dessa não é para qualquer pessoa, não”, disse Rosário ao Imirante.

A Medalha "Ministro Arthur Quadros Colares Moleira" é uma distinção honorífica, em grau de comenda, instituída em agosto de 2003, oferecida pelo TRE-MA para juristas, colaboradores e servidores da justiça eleitoral. 

O nome da medalha é uma referência ao primeiro maranhense a tomar assento na Corte do Tribunal Superior Eleitoral. A cerimônia de entrega ocorreu no plenário Ernani Santos da sede do Regional.

Solenidade - Ao iniciar a solenidade, a presidente, desembargadora Angela Salazar, ressaltou que a justiça eleitoral vem se superando e aperfeiçoando o sistema eleitoral, e no ano de 2022, os desafios e obstáculos foram enfrentados e superados com firmeza, sabedoria, serenidade e em parceria com instituições democráticas.

Acrescentou ainda que é grata e reconheceu as contribuições valiosas e oportunas que recebeu das instituições públicas, a exemplo do governo do estado que disponibilizou a força pública de modo a manter a ordem e a segurança em todos os municípios durante o período eleitoral.

Finalizou agradecendo a todas as personalidades pelo imprescindível apoio que permitiu garantir um pleito eleitoral transparente, seguro e pacifico em todo o Maranhão.

Em nome dos condecorados, o governador Carlos Brandão (PSB) - também agraciado com uma medalha - agradeceu, falando do respeito entre os poderes e da importância do diálogo. Contou ainda que participou do processo eleitoral, acompanhando de perto as decisões do Tribunal Regional Eleitoral que foram independentes, coerentes, corretas e, acima de tudo, seguindo a lei, preservando a democracia. Concluiu dizendo: “estou muito feliz de estar governando em harmonia com todos os poderes”. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.