Eleições 2026

Jornal não inclui Flávio Dino entre possíveis sucessores de Lula

Reportagem do Estadão analisa nova postura de Lula a respeito de reeleição.

Ipolítica

Atualizada em 11/02/2023 às 08h54
Flávio Dino nutre desejo de disputar a Presidência
Flávio Dino nutre desejo de disputar a Presidência (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Reportagem publicada na edição deste sábado (11) pelo Estadão, analisa a nova postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a respeito da possibilidade de tentar a reeleição a um quarto mandato, em 2026.

Durante a campanha eleitoral, o petista falou diversas vezes que, se fosse eleito para um terceiro mandato, não tentaria renová-lo. Recentemente, no entanto, em entrevista à RedeTV!, ele mudou o discurso.

“Veja, se eu puder afirmar para você agora, eu falo: ‘Não serei candidato em 2026’.Vou estar com 81 anos de idade, sabe. Preciso aproveitar um pouco a minha vida, porque eu tenho 50 anos de vida política. Isso é o que eu posso te dizer agora, sabe. Agora, se chegar em um momento, tiver uma situação delicada e eu estiver com a saúde, porque eu só posso ser candidato se eu estiver com a saúde perfeita, mas saúde perfeita com 81 de idade, energia de 40 e tesão de 30”, disse Lula.

Segundo petistas ouvidos pelo Estadão, a “narrativa do 'Lula 4' […] passou a ser difundida com dois objetivos: debelar uma disputa fratricida precoce na legenda e frear a projeção de três aliados da ‘frente ampla’ como presidenciáveis”.

Na lista de presidenciáveis da “frente ampla”, aparecem, de acordo com a reportagem, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), e as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e do Planejamento, Simone Tebet (MDB).

O ex-governador do Maranhão, senador eleito e ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), ficou de fora.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.