Sítio Santa Eulália

Vereadores aprovam PL de construção de nova sede da Câmara em São Luís

Projeto de Lei foi aprovado pelo Plenário nesta quarta-feira; Paulo Victor assegura apoio do Governo na construção de empreendimento.

Ipolítica, com informações da Câmara

Câmara Municipal de São Luís terá nova sede
Câmara Municipal de São Luís terá nova sede (Fabricio Cunha)

SÃO LUÍS - O Plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou na manhã desta quarta-feira, em regime de urgência, o Projeto de Lei n.º 254/22, de autoria do Executivo, que define às coordenadas do Sítio Santa Eulália, área de uso sustentável localizada entre as avenidas Carlos Cunha e Via Expressa.

O texto inclui uma emenda apresentada pelo vereador Astro de Ogum (PCdoB) que define parte do espaço como área destinada para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores da capital. Uma outra emenda, de autoria de Nato Júnior (PDT), estendeu o tamanho inicial da nova sede de um hectare e meio para três.

A expectativa é de que as obras para a construção da nova sede da Câmara - que há alguns anos chegou a ser sugerida para a área do Centro de São Luís, próximo ao Convento das Mercês -, inicie nos próximos meses.

O presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PCdoB), informou durante a sessão que o governador Carlos Brandão (PSB) se comprometeu com a construção da nova sede da Câmara de São Luís.

Leia também: Câmara de São Luís define comissões para o biênio 2023/2024

Ele disse que o ato representa o fortalecimento da Câmara e destacou a relação de harmonia com os demais Poderes.

O primeiro vice-presidente, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos) destacou a aprovação da matéria. 

“Gostaria de dizer com alegria que este é um resgate da figura do vereador de São Luís, eu que sempre disse que somos a quarta dimensão política do estado do Maranhão e que não tinha quaisquer visibilidade, por isso, gostaria de agradecer ao governador e ao protagonismo do nosso presidente”, disse.

Histórico

Já o vereador Aldir Júnior (PL) classificou a sessão como histórica. “Todos os que compõem o parlamento sabem o quanto nos entristece não ter uma sede própria. Com mais de 400 anos, a quarta Câmara mais antiga, e nunca tivemos mais do que uma sede provisória. Só temos a agradecer ao presidente desta Casa, ao vereador Astro e Pavão Filho que nos trouxe a perspectiva histórica desta situação”, pontuou.

A expectativa com a aprovação é que além da Câmara, o Tribunal de Justiça do Maranhão ganhe sede própria no perímetro. “A sede do Tribunal de Justiça não é só para os desembargadores, assim como a Câmara não é apenas dos vereadores, temos os assessores, imprensa e, principalmente, a população”, finalizou Raimundo Penha (PDT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.