Articulação

Ana do Gás lidera maior bloco na Assembleia Legislativa

Deputada havia tentado, sem êxito, assegurar espaços na primeira vice-presidência da Mesa na Casa; Palácio dos Leões agiu para "compensar" derrota.

Ipolítica

Ana do Gás é líder do maior bloco da Assembleia Legislativa
Ana do Gás é líder do maior bloco da Assembleia Legislativa (Agência Assembleia / Divulgação)

SÃO LUÍS - A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) lidera o maior bloco governista na Assembleia Legislativa, o chamado “Blocão”. Trata-se do Bloco Parlamentar Juntos pelo Maranhão, que conta com 25 dos 42 deputados em exercício na Casa.

A indicação da deputada ocorreu numa articulação direta do Palácio dos Leões como forma de 'compensação', depois de ela ter sido preterida na disputa pela primeira vice-presidência da Mesa Diretora do Legislativo Estadual. O cargo ficou com o deputado Rodrigo Lago, do mesmo partido. 

O bloco liderado por Ana do Gás terá maior peso na Assembleia na ocasião de apreciação de matérias de interesse do governador Carlos Brandão (PSB).

Leia também: Weverton e Flávio Dino ainda distantes em Brasília

O bloco governista tem na sua composição partidos da base do governo (PSB, PL, PP e Federação Brasil da Esperança) e conta com 25 deputados, entre eles a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale.

Dentre as mulheres da Casa, pertencem ao bloco as deputadas Abigail, Andreia Rezende, Daniella, Fabiana Vilar, e Solange Almeida.

Os deputados Dr. Yglésio, Arnaldo Melo, Carlos Lula, Florêncio Neto, Francisco Nagib, Rafael Leitoa, Ariston Gonçalo, Antônio Pereira, Davi Brandão, Aluísio Santos, Cláudio Cunha, Júnior França, Rildo Amaral, Hemetério Weba, Othelino Neto, Ricardo Rios, Júlio Mendonça e Rodrigo Lago também fazem parte do bloco.

Ana do Gás tem a prerrogativa de indicar membros do bloco para as comissões permanentes da Assembleia Legislativa, como a CCJ, a Comissão de Saúde; de Segurança Pública e de Infraestrutura, por exemplo.

Blocos

Outros dois blocos vão completar o Plenário do Legislativo Estadual em 2023. O primeiro é formado por 10 deputados e liderado por Neto Evangelista (União). 

Neste bloco estão os partidos União Brasil, Republicanos, MDB, PDT e Patriota.

O outro bloco é liderado por Eric Costa (PSD) e tem como integrantes as siglas PSD, PSC e Podemos.

Não há, na atual conjuntura, nenhum bloco de oposição ao governador Carlos Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.