Solenidade

Quarenta e dois deputados tomam posse nesta quarta na Assembleia Legislativa do MA

A deputada Iracema Vale será eleita presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024, junto aos demais membros da Mesa Diretora.

Ipolítica, com informações da Agência Assembleia

Deputados estaduais serão empossados em sessão solene na manhã desta quarta-feira
Deputados estaduais serão empossados em sessão solene na manhã desta quarta-feira (Agência Assembleia)

SÃO LUÍS - Quarenta e dois deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado e já diplomados pela Justiça Eleitoral, tomam posse nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Maranhão. 

A solenidade ocorre a partir das 9h, com as sessões preparatórias de posse e a eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o biênio 2023/2024. Iracema Vale (PSB) será confirmada a nova presidente do Legislativo Estadual. 

Logo depois da posse dos novos integrantes da Mesa, haverá uma nova eleição para a escolha da nova titular da Procuradoria da Mulher, função atualmente exercida pela deputada Daniella (PSB). A programação será encerrada com a entrevista coletiva dos membros eleitos para a Mesa Diretora.

As sessões desta manhã vão marcar o início das atividades da 20ª Legislatura e serão presididas pelo deputado Arnaldo Melo (PP), decano da Casa. Na primeira, ele convidará dois parlamentares para compor a Mesa, conduzindo a leitura do compromisso de posse a ser firmado pelos parlamentares. 

Caso o deputado Arnaldo Melo venha a compor chapa para a Mesa Diretora, ele não poderá presidir a segunda sessão preparatória, devendo essa atividade ser realizada pelo parlamentar com o maior número de mandatos na Casa.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, as eleições de presidente e de secretários da Mesa Diretora ocorrem separadamente.

Leia também: Assembleia: legislatura 2023/2026 já registra marcas históricas

Ano Legislativo

O Ano Legislativo no Parlamento do Maranhão será aberto na quinta-feira (2), em sessão solene marcada para às 9h30, com a presença do governador Carlos Brandão, que fará a leitura da Mensagem Governamental com o balanço das ações do Executivo Estadual em 2022 e o planejamento para 2023.

A programação começará com os ritos da Cerimônia Militar, incluindo hasteamento da bandeira e revista à tropa. No segundo momento, será realizada uma entrevista coletiva no hall de entrada da Casa.

Em seguida, será realizada sessão solene de abertura dos trabalhos da 20° Legislatura, no Plenário da Assembleia. No ato, o governador Carlos Brandão fará a leitura da Mensagem Governamental, na qual apresenta um balanço das ações do Executivo Estadual em 2022 e o planejamento para o ano de 2023.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.