Temporal

Chuva forte causa, mais uma vez, inundação no Mercado Central de São Luís

Os transtornos para motoristas e pedestres foram registrados na manhã desta segunda-feira (30).

Imirante.com

Atualizada em 02/02/2023 às 06h55

SÃO LUÍS – O Mercado Central de São Luís voltou a ser afetado por uma inundação na manhã desta segunda-feira (30) durante uma forte chuva na capital. Na semana passada, o mesmo problema foi registrado no local.

Os pedestres encontravam dificuldades para transitar, pois o volume de água subiu rapidamente. Até mesmo algumas calçadas ficaram encobertas.

Reveja:

Imagens mostram praça inundada e carros submersos após intensa chuva em São Luís

Ficou impossível visualizar o canteiro central, calçadas e bueiros, o que deixou o tráfego mais arriscado. Os motoristas redobravam os cuidados seguindo com velocidade reduzida.

Este alagamento acontece em todos os períodos chuvosos já que o local foi construído em uma área mais baixa da cidade, por isso o Imirante procurou a Prefeitura de São Luís para saber quais serviços devem ser feitos para evitar que esta situação se repita.

Em nota a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que equipes foram enviadas para realizar melhorias no escoamento deste ponto e de outros locais da cidade. Leia a íntegra:

"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informa que está atuando com o quantitativo dobrado de equipes, executando limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem nos pontos com ocorrência de alagamentos, inclusive no Mercado Central, onde equipes da Semosp estão desde as primeiras horas da manhã trabalhando para melhorar o escoamento da drenagem pluvial".

Região metropolitana

Outro local onde uma enxurrada tomou de conta das ruas foi no bairro Novo Cohatrac, em São José de Ribamar, na região metropolitana de São Luís. O alagamento foi registrado em uma área que fica no entorno de uma escola, dificultando o acesso nesta manhã de segunda. Veja imagens enviada ao Imirante:

Previsão do Tempo

A previsão do tempo na capital para esta segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.

(Arte: Reprodução/Inmet)
(Arte: Reprodução/Inmet)

Saiba como se prevenir de doenças durante inundação ou alagamento neste período chuvoso:

  • Evite contato com as águas da inundação ou alagamento. Caso seja inevitável, permaneça o menor tempo possível na água ou na lama;
  • Se precisa manusear objetos que tenham sido atingidos por inundação, proteja os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos;
  • Descarte medicamentos e alimentos que entraram em contato com as águas de inundação ou com a lama, mesmo que estejam embalados com plásticos ou fechados;
  • Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama;
  • Lave bem as mãos antes de preparar alimentos e ao se alimentar;
  • Procure o serviço de urgência em caso de sintomas como intoxicação, diarreia, infecção intestinal, alergias, infecção respiratória.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.