Crise

Ana do Gás e Rodrigo Lago abrem 'racha' no PCdoB em disputa por espaços na Assembleia

Lago foi escolhido em votação interna da legenda para indicação à primeira vice-presidência da Mesa Diretora; Ana do Gás afirma que manterá candidatura avulsa ao posto.

Ipolítica

Ana do Gás é deputada estadual pelo PCdoB
Ana do Gás é deputada estadual pelo PCdoB (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) inicia 2023 dividido para a eleição da Assembleia Legislativa do Maranhão, apesar de haver consenso em torno do nome da deputada Iracema Vale (PSB) para a presidência.

Ocorre que além da presidente da Casa, os deputados devem escolher também os membros da Mesa Diretora no pleito que ocorrerá em fevereiro.

Todos os partidos farão as indicações para a formação de uma chapa única na Mesa Diretora eé justamente sobre este aspecto a crise no PCdoB.

Nesta sexta-feira em votação interna, os membros da sigla escolheram, por maioria dos votos, indicar Rodrigo Lago como candidato a 1° vice-presidente.

Lago exercerá o seu primeiro mandato de deputado estadual e obteve três votos – o seu próprio, além dos votos de Othelino Neto e de Júlio Mendonça para a Mesa.

Acabou derrotada com isso a deputada Ana do Gás, que obteve o apoio apenas de Ricardo Rios.

Apesar disso, Ana do Gás afirma que manterá sua candidatura avulsa ao posto, para disputar com Lago os votos dos deputados no dia da eleição da Mesa.

“[…] Existiam dois nomes que foram colocados aqui partidariamente que é o meu nome, deputada Ana do Gás e o do colega Rodrigo Lago, no qual o deputado Rodrigo Lago saiu aqui com os três votos: deputados Júlio, Othelino e o voto dele, mas eu quero agradecer aqui ao Ricardo Rios, que nós somos cinco deputados do PCdoB na Assembleia e nós seguiremos juntos com a minha candidatura avulsa à primeira vice-presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e conto com todos vocês para mais essa caminhada”, disse Ana do Gás.

Rodrigo Lago ainda não se manifestou sobre o racha no partido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.