Temporal

Eduardo Braide promete dobrar equipes de trabalho após estragos deixados por chuvas

Prefeito se manifestou por meio das redes sociais após chuvas do fim de semana terem provocado transtornos em vários bairros da capital.

Ronaldo Rocha / Ipolítica

Eduardo Braide prometeu dobrar equipes de trabalho em São Luís
Eduardo Braide prometeu dobrar equipes de trabalho em São Luís (Reprodução TV Mirante)

SÃO LUÍS - O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), prometeu dobrar as equipes de trabalho e intensificar a limpeza de galerias após os estragos deixados pelas chuvas do último fim de semana em toda a capital. 

A manifestação ocorre após moradores de bairros como Cidade Operária, Forquilha, Anil, Coroadinho, Vila Embratel, São Cristóvão, Centro e Areinha relatarem transtornos por causa de alagamentos. 

Braide afirmou que a Defesa Civil do município está atuando. Dentre as atribuições, o órgão identifica e faz o mapeamento de áreas com riscos de desastres como deslizamentos de terra, por exemplo.

Em São Luís há históricos de casos destes tipos em períodos chuvosos nas regiões do Sá Viana, Coroadinho e Madre Deus [Lira e Belira], no Centro. 

“Pessoal, sigo acompanhando de perto a situação das fortes chuvas em São Luís. Defesa Civil em campo. Limpeza de canais e galerias foi intensificada desde dezembro e, a partir desta segunda-feira (16), todas as equipes de trabalho da Prefeitura serão dobradas”, disse o chefe do Executivo Municipal. 

Transtornos

Foram vários os transtornos enfrentados pela população de São Luís com as fortes chuvas no fim de semana. Ruas alagadas e casas invadidas pelas águas; carros presos e danificados em vias; pequenos estabelecimentos comerciais com perda de estoque; lixo amontoado em galerias, foram alguns dos problemas mais relatados por cidadãos em redes sociais. 

No domingo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dois alertas de perigo de chuvas intensas para o Maranhão. O alerta alcança a capital.  

De acordo com o instituto, o alerta laranja prevê para a região norte, leste, oeste e centro do Estado, chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Nos municípios ao sul, o alerta é amarelo. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 

Leia mais:

VÍDEO: chuva forte invade e deixa o Terminal Rodoviário de São Luís alagado

VÍDEO: chuva forte provoca alagamentos e inundações em diversos bairros da Grande São Luís

Histórico

Alagamentos ocorrem com frequência em São Luís em períodos chuvosos e é um dos gargalos enfrentados por todos os prefeitos que assumem mandato na capital.

Nos últimos anos, a capital passou por obras que prometiam acabar com esse tipo de problema crônico, a exemplo da obra de readequação de trânsito na Forquilha, realizada pela Prefeitura de São Luís em parceria com o Governo do Estado e que substituiu o retorno por um cruzamento entre a Avenida Guajajaras e a Estrada de Ribamar. 

Apesar disso, o trecho exato da obra ainda acumula água e provoca transtornos sempre que chove. 

Algumas avenidas de São Luís apresentam problema histórico com alagamento, a exemplo da Jerônimo de Albuquerque; Aririzal; Avenida Carlos Cunha; Guaxendúba; Africanos, dentre outras. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.