🌪Temporal

VÍDEO: chuva forte provoca alagamentos e inundações em diversos bairros da Grande São Luís

Os transtornos e alagamentos foram registrados em vários pontos da cidade.

Imirante.com

Atualizada em 18/01/2023 às 06h44
O temporal caiu na tarde de hoje. (Foto: Reprodução)
O temporal caiu na tarde de hoje. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS – A forte chuva registrada na tarde e noite deste domingo (15) causou transtornos para moradores e motoristas da Grande São Luís. Com o acúmulo de água, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres.

Entre os pontos de alagamento registrados estão a rua Projetada no bairro Planalto Anil III, rua 17 no bairro Maiobão, avenida Japonesa no Novo Cohatrac e Plaza Norte na Maiobinha. Veja os vídeos.

Rua projetada no bairro Planalto Anil III

Rua 17 no Maiobão

Plaza Norte Residence na Maiobinha

Avenida Japonesa no Novo Cohatrac

Anil

Estrada de Ribamar

Alerta de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. O alerta, que indica perigo potencial, teve início às 09h47 deste domingo (15) e termina às 10h desta segunda-feira (16).

Segundo o Inmet, pode ocorrer chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.

(Foto: Inmet)
(Foto: Inmet)

Cuidados

O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, o órgão também recomenda:

  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Em caso de alto risco, buscar mais informações junto à Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

 

Leia a nota enviada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp):

"A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) executou durante todo o ano de 2022 um cronograma preventivo de ações de limpeza de canais, desobstrução de galerias e tubulações de drenagem, intensificando as ações em dezembro do ano passado, e já iniciou nesta segunda-feira (16), uma força-tarefa dobrando o número de equipes no trabalho preventivo a alagamentos, atuando em toda a cidade.

A Prefeitura mantém um grupo de trabalho integrado executado em conjunto pela Semosp, Defesa Civil, IMPUR e SMTT para atuar na solução de problemas ocorridos no período chuvoso.

A Semosp ressalta que é importante a colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo, que é levado pela chuva obstruindo canais e galerias de drenagem".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.