Balneabilidade

Vinte pontos de praias da Grande São Luís estão próprios para o banho, mostra laudo da Sema

Foram coletadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Imirante.com

Trecho de praia próprio para o banho. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)
Trecho de praia próprio para o banho. (Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Vinte ponto das praias da Grande São Luís estão próprios para o banho, é o que mostra o mais recente relatório de balneabilidade divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Para o laudo, foram coletadas e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís e trechos de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

De acordo com a Sema, as águas doces, salobras e salinas destinadas à balneabilidade (recreação de contato primário) terão sua condição avaliada nas categorias própria e imprópria.

Além disso, a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares. Portanto, na ocorrência de chuvas, recomenda-se evitar a recreação nas 24h que as sucederem.

O monitoramento foi realizado no período de 5 de dezembro de 2022 a 3 de janeiro de 2023, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão.

Veja a situação de cada trecho analisado:

 
 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.