Prevenção

Rotas do carro-fumacê são intensificadas devido ao começo do período chuvoso em São Luís

Outras ações da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também foram retomadas.

Imirante.com, com informações da Semus

Atualizada em 05/01/2023 às 16h47
O objetivo das ações é de evitar o aumento do índice de casos de doenças como dengue.
O objetivo das ações é de evitar o aumento do índice de casos de doenças como dengue. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), retomou nesta semana, de forma reforçada, o trabalho de controle e combate das arboviroses, devido ao começo do período chuvoso em São Luís.

O objetivo das ações é de evitar o aumento do índice de casos de doenças como dengue, zika e chikungunya, entre a população por meio de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, bem e monitoramento das áreas de risco. 

Entre as medidas desenvolvidas, estão a intensificação das visitas domiciliares pelos agentes de endemias e vistorias de pontos estratégicos, rotas do carro-fumacê, além do fortalecimento das ações em saúde com orientações à população sobre como evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Leia também: Mais de 3.800 casos de dengue são registrados no MA no primeiro semestre de 2022

De acordo com um levantamento realizado pela Coordenação de Arboviroses da Semus, em 2022 foram registrados, no total, 1.154 casos de dengue, 395 casos de chikungunya e 15 casos de zika. Ainda de acordo com a Coordenação, a orientação é que, em casos de suspeitas destas doenças, o paciente seja levado à unidade de saúde mais próxima.

Segundo os dados da Semus, só em 2022 foram realizadas mais de 1.047.200 visitas domiciliares e 2.263 vistorias a pontos estratégicos, totalizando 224.453 depósitos tratados, entre outras atividades específicas. 

Principais medidas de combate ao Aedes aegypti:

- No período chuvoso, não deixar a água da chuva acumular sobre as lajes;

- Manter caixas d’água, tonéis e recipientes que armazenam água totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão);

- Eliminar objetos que acumulam água, como potes, latas e garrafas vazias;

- Colocar o lixo bem acondicionado em sacos plásticos e manter lixeiras bem

fechadas;

- Eliminar pratos de vaso de planta ou encher de areia, até a borda;

- Descartar pneus usados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.