Aumento de casos

Mais de 3.800 casos de dengue são registrados no MA no primeiro semestre de 2022

A informação foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Imirante.com

Atualizada em 27/12/2022 às 22h55
Com a chegada do período de chuvas, o mosquito encontra um cenário mais favorável para a procriação.
Com a chegada do período de chuvas, o mosquito encontra um cenário mais favorável para a procriação. ( Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Maranhão registrou mais de 3.800 casos de dengue somente no primeiro semestre deste ano. O número é quatro vezes maior do que foi confirmado no mesmo período no ano passado.

Equipes de saúde estão trabalhando em iniciativas para tentar reduzir a quantidade de casos da doença no Estado. As principais ações giram em torno de acabar com os criadouros do mosquito, o Aedes Aegypti. Além de transmitir a dengue, o ele também é responsável por outras doenças como o zika vírus e a chikungunya.

Com a chegada do período de chuvas, o mosquito encontra um cenário mais favorável para a procriação. "O lixo é algo que compromete muito o trabalho da nossa Unidade de Vigilância de Zoonoses. Nossos agentes tem trabalhado muito em relação ao controle, nós vamos aos domicílios, explicamos o que está acontecendo, pedimos que o lixo não seja colocado na área interna do terreno, mas muitas das vezes, os moradores tiram dali e colocam em um terreno baldio", explicou Natanael dos Reis, diretor da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias.

Os agentes de saúde de Caxias, cidade localizada a 360 km de São Luís, um mapeamento das áreas onde os casos são mais recorrentes tem sido feito. "As sacolas jogadas assim, em vias públicas, também são capazes de transformar em criadouros. Portanto, cabe nós ter esse cuidado e se nós tivermos esse cuidado, o município vai muito bem", reforça Natanael.


 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.