“Operação Medius”

Polícia deflagra operação contra quadrilha que praticava golpes em plataforma de venda pela web

Segundo a polícia, maranhenses estão entre as vítimas da quadrilha.

Imirante.com, com informações da Polícia Civil

Atualizada em 04/01/2023 às 14h56
As autoridades policiais ressaltam a população que sempre deve estar atenta às negociações no âmbito digital evitando atravessadores no negócio.
As autoridades policiais ressaltam a população que sempre deve estar atenta às negociações no âmbito digital evitando atravessadores no negócio. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil do Maranhão cumpriu um mandado de busca e apreensão, nesta quarta-feira (4), no Estado do Ceará, contra um grupo criminoso suspeito utilizar uma plataforma de vendas na web para aplicar golpes. A “Operação Medius” tem o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade por meio eletrônico. 

Leia também:

Empresa de festas infantis é suspeita de aplicar golpes em mais de 150 pessoas

Saiba como usar a autenticação para proteger suas compras na internet

Segundo a policia, as investigações apontaram que o bando criminoso utilizava uma plataforma de vendas para realizar anúncios falsos. Entre as vítimas, estão maranhenses.

Ainda de acordo com a polícia, os criminosos se utilizavam de anúncios falsos e também atuavam como intermediadores em anúncios verdadeiros de modo a induzir as vítimas a erro e fazer com que as mesmas realizassem o pagamento para contas de laranjas sem contudo ter qualquer bem à venda. Após o pagamento as vítimas se davam conta de que haviam sido enganadas.

Investigação

Após uma investigação, o Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT/SEIC), conseguiu coletar informações para identificação e responsabilização dos suspeitos do crime. Foi cumprido nesta quarta, um mandado de busca e apreensão, em imóvel situado à beira mar em Fortaleza, capital do Ceará.

Cuidados

As autoridades policiais ressaltam a população que sempre deve estar atenta às negociações no âmbito digital evitando atravessadores no negócio, bem como a vista e verificação do bem, realizar pagamento em contas que não sejam do proprietário do bem ofertado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.