Superação

'Posso sonhar de novo e traçar metas para o futuro', diz advogada que venceu câncer de mama

A advogada Michele Moreira venceu um câncer de mama em 2022.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Atualizada em 30/12/2022 às 16h40
A advogada Michele Moreira venceu o câncer de mama. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
A advogada Michele Moreira venceu o câncer de mama. (Foto: Reprodução/TV Mirante)

SÃO LUÍS - Ano Novo e vida nova para a advogada Michele Moreira. Ela descobriu e venceu um câncer de mama em 2022, e recebeu a oportunidade que ela precisava para fazer novos planos para sua vida.

Um ano de protocolo médico, 25 sessões de radioterapia  e uma grande batalha em busca da cura do câncer de mama, assim foi 2022 para Michele Moreira. A advogada de São Luís viveu um ano cheio de lutas, lágrimas e com muito apoio da família.

A história de Michele foi de superação e teve um final feliz. No fim deste 2022, a advogada recebeu a notícia que estava curada do câncer. Hoje, Michele Moreira está experimentando o sabor da palavra superação.

"Eu sempre digo que quando eu descobri o câncer, a minha identidade ela foi destruída para ser construída novamente. Então, quando eu perdi o meu cabelo, foi muito difícil. Eu me olhava no espelho e não sabia quem era a Michele e hoje, eu posso ver a forma do meu cabelo novamente, eu poder fazer minhas unhas sem doer, poder passar um esmalte sem doer. Então tudo isso me faz me sentir mulher de novo, me faz me sentir viva, me faz me sentir que eu posso ser alguém, uma nova Michele com uma identidade reconstruída", diz Michele Moreira.

O amanhã é uma nova chance tanto para Michele quanto para cada um que enxerga no novo ano que se aproxima, uma nova oportunidade para viver. E depois de ver um ano inteiro passar sem aproveitar a vida, é tudo que ela não quer.

Por isso, após enfrentar essa longa batalha em luta pela sua vida, 2022 deixou para ela uma mensagem de superação e 2023 uma nova oportunidade.

"Muito trabalho, muitas metas que eu já estabeleci para ser alcançadas, muitos sonhos que estavam engavetados que eu pensei que não fosse poder viver mais, já está aí a todo o vapor, para que eu possa alcançar em 2023. Então, para mim, isso representa poder sonhar de novo e fazer planos para o meu futuro", diz a advogada.

Michele Moreira, agora curada, quer retomar todos os projetos da sua vida.(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Michele Moreira, agora curada, quer retomar todos os projetos da sua vida.(Foto: Reprodução/TV Mirante)

Processo de Transformação

Para a psicóloga Ana Beatriz Rocha a superação é um processo de transformação onde a pessoa adota novas formas de pensamento, como é o caso da advogada Michele Moreira. Esse processo pede para que sejama adotados novos comportamentos e atitudes.

"Essa visualização é como se a gente olhasse para um lugar onde a gente quer chegar. E quando a gente sabe onde quer chegar, a gente tem as metas. Todo mundo enfrenta seus própios desafios no que diz respeito à acordar cedo, a uma rotina puxada, a conciliar em casa e no trabalho. A gente nunca sabe as dores que cada um está passando. E aí, se a minha meta é passar em um vestibular, se minha meta é passar em uma viagem, se minha meta é trocar de carro, e aí, a gente está cansado, é uma quinta-feira, é uma sexta-feira, e a gente olha para aquele lugar", explica a psicóloga Ana Beatriz Rocha.

Ainda de acordo com a psicóloga, o fim de ano é uma oportunidade para que cada um possa estabelecer pensar no que foi feito durante este período e traçar novas metas e desafios para o ano que se aproxima.

"Essa época do ano é um convite, uma oportunidade para a gente fazer um balanço de como foi o nosso ano, dos nossos desafios, dos nossos problemas, das nossas dores, onde a gente errou, onde a gente pode fazer melhor. E isso, em certa medida, é um convite para que na virada do ano, ao estabelecer as nossas metas, a gente possa pensar onde a gente pode se superar", finaliza  psicóloga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.