(Divulgação)

COLUNA

Estado Maior
Notas sobre a política local, regional e nacional.
Estado Maior

Em reunião, parte de vereadores aconselhou Domingos Paz a se afastar do mandato

Vereador do Podemos é acusado de crimes sexuais e colegas de parlamento dizem a ele que o ideal seria ele tirar licença do cargo para se concentrar nas investigações em curso contra ele.

Ipolítica

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Domingos Paz disse a colegas que não pe culpado das acusações contra ele
Domingos Paz disse a colegas que não pe culpado das acusações contra ele (Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Faz cerca de uma semana que 25 dos 31 vereadores se reuniram na Câmara Municipal de São Luís para debater os rumos que os parlamentares deveriam seguir diante das denúncias grave de crimes sexuais contra o vereador Domingos Paz (Pode). A ideia é que todos os vereadores apresentassem seu parecer e que convencessem Paz de se afastar do parlamento enquanto as denúncias fossem checadas pela Polícia Civil.

No entanto, o objetivo do encontro de parte dos vereadores de São Luís não saiu como esperado pela maioria dos parlamentares. A reunião era uma espécie de “conselho coletivo” para Domingos Paz antes que as denúncias chegassem à Justiça.

Teve vereador que defendeu a investigação na Câmara por meio do Conselho de Ética. Investigação esta que deveveria ser célere.

Outros parlamentares aconselharam Domingos Paz a se afastar do mandato para ter a justificativa de que “vai se defender de forma ampla fora do cargo". Teve até vereador que aconselhou Paz a buscar uma banca de advogados renomados para organizar todo o problema que enfrentar.

O fato é que, após hora de falatório, Domingos Paz não aceitou quaisquer das sugestões, voltou a usar o discurso de que está sendo vítima de uma armação.

O problema todo de Paz é que seus pares já não querem mais aguentar a pressão que a Câmara de São Luís vem sofrendo com as denúncias de crimes sexuais que caem contra o vereador do Podemos.

Alguns parlamentares já até disseram que a Casa ficará desmoralizada se chegar uma decisão judicial desfavorável a Domingos Paz.

De fora

Desta reunião de 25 vereadores, uma vereadora foi excluída claramente: Silvana Noely (PTB). Ela não recebeu o convite para o encontro que trataria das gracves denúncias contra Domingos Paz.

Noely, ao Imirante, chegou a tratar sobre o assunto e disse que via como incorreto ela ter ficado de fora.

O motivo para excluir a vereadora foi porque ela apresentou pedido de afastamento de Domingos Paz enquanto as investigações estão sendo feitas.

Investigam ou não?

Mesmo com a defesa que Domingos Paz fez a parte de seus pares da Câmara Municipal de São Luís, alguns vereadores deixaram claro que pediriam investigação dentro da Casa.

Mas esta posição é adotada por três ou quatro vereadores que buscam o equilíbrio para nãi cometer julgamento antecipado a favor ou contra Paz.

Outros vereadores - com históricos nada bons quando se trata de relações com mulheres - preferem fazer o julgamento antecipado mesmo e condenar as denunciantes como mentirosas.

Ainda vice-líder?

Ainda sobre o caso de Domingos Paz, alguns vereadores questionam a posição do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), sobre o assunto.

Explica-se: Domingos Paz é vice-líder de Braide na Câmara e - até o momento - Braide nada dissem sobre as graves acusações contra o vereador do Podemos.

O que os parlamentares esperavam era que Braide acertasse o afastamento de Domingos Paz de ser representante do diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.