Veja como acompanhar

Saiba como o lançamento do foguete da Innospace poderá ser visto de São Luís

Existem pontos em São Luís mais propícios para olhar o foguete no céu; saiba quais são.

Imirante.com, com informações do G1/MA

A previsão é de que o lançamento seja feito no início da manhã desta quarta-feira (21).
A previsão é de que o lançamento seja feito no início da manhã desta quarta-feira (21). (divulgação / FAB)

SÃO LUÍS - Você sabia que o lançamento do foguete sul-coreano HANBIT-TL, da Innospace, poderá ser visto a olho nu? Além disso, transmissões on-line também poderão facilitar o acesso da população ao evento de lançamento do foguete. 

Após sofrer dois adiamentos, a previsão é de que o lançamento seja feito no início da manhã desta quarta-feira (21), numa última tentativa antes do fechamento da 'janela de lançamento' da Terra que garante o posicionamento ideal do planeta para o envio do foguete ao espaço ainda este ano. Caso não dê certo mais uma vez, o lançamento deverá acontecer apenas em 2023.

Saiba mais: Lançamento de foguete sul-coreano em Alcântara é adiado mais uma vez

Quem deseja ver o momento em que o foguete estiver no céu deverá ter uma dose de sorte, pois o momento exato do lançamento ainda é incerto e é possível que algum imprevisto aconteça e o evento seja adiado, como aconteceu nesta terça (20) e também na segunda (19).

Mas, para aqueles que querem tentar assistir ao lançamento, há duas formas, segundo o professor Antonio Oliveira, que faz parte do projeto 'Ilha da Ciência', da Universidade Federal do Maranhão. "No Instagram @ilhadacienciaplanetarioufma amanhã, a partir das 06h, faremos uma live com imagens a partir da Praça do Pescador, na Litorânea, onde é possível ver o momento do lançamento", afirmou o professor.

Uma outra forma de ver o lançamento é a olho nu, quando o foguete já estiver no céu. Nesse caso, o melhor lugar para observar será o litoral, da Praia de São Marcos até a Praia da Raposa, que ficam mais próximas do CLA.

Se o tempo estiver bom, os espectadores verão o foguete e a cauda de fumaça fazendo uma curva em formato de parábola, na direção do Oceano Atlântico, segundo Antonio Oliveira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.