Lançamento

Centro de Lançamento de Alcântara promove com sucesso primeiro teste do foguete sul-coreano HANBIT-TLV

Iniciativa antecede o primeiro lançamento em um contrato de uma empresa privada feito a partir do CLA, previsto para acontecer até o dia 21 de dezembro.

Imirante, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Atualizada em 16/12/2022 às 15h38
Foguete sul-coreano HANBIT-TLV.
Foguete sul-coreano HANBIT-TLV. (Divulgação/ Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.)

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou nessa quinta-feira (15), de forma bem-sucedida, o primeiro teste vertical do foguete sul-coreano HANBIT-TLV. A iniciativa antecede o primeiro lançamento em um contrato de uma empresa privada feito a partir do CLA, que deve ser realizado até a próxima quarta-feira (21).

A operação para o lançamento, batizada de Astrolábio, tem participação da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, e da Innospace, startup sul-coreana de veículos lançadores de satélites. A operação realiza o teste em voo do foguete HANBIT-TLV, assim como de sua carga útil, o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), experimento nacional para a navegação autônoma de foguetes, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com apoio da FINEP e AEB, vinculadas ao MCTI.

No dia 3 de dezembro, um Boeing 747 pousou no aeroporto internacional de São Luís (MA) e trouxe as partes do foguete da Coreia do Sul. As mais de 8 toneladas de componentes foram transportadas em 3 carretas até a cidade de Alcântara (MA). O sucesso da operação de lançamento vai demonstrar a capacidade nacional para lançamentos espaciais, gerar ganho de experiência para as equipes e inserção do país no mercado internacional.

Histórico

O uso do Centro de Lançamento de Alcântara e a retomada do Programa Espacial Brasileiro foi uma das prioridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações desde 2019. Uma das primeiras medidas foi a atuação junto ao Congresso Nacional para a aprovação do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), que estava parado há 20 anos. Em outubro de 2019, o acordo foi aprovado na Câmara e, em novembro do mesmo ano, no Senado.

O AST é um acordo em que o Brasil se compromete a proteger as tecnologias americanas usadas em componentes embarcados em foguetes ou satélites que serão lançados do CLA. A estimativa é que 80% dos componentes usados em foguetes e satélites vem dos Estados Unidos.

O passo seguinte do ministério foi a criação de uma Comissão de Desenvolvimento Integrado e um Programa de Desenvolvimento, que reuniu membros dos governos federal, estadual e municipal além da comunidade da região para adotar políticas que direcionem o potencial econômico e social do Centro de Lançamento para a cidade e sua população.

Em outra frente, a Agência Espacial Brasileira revisou normas de licenciamento e lançou um edital para identificar o interesse privado na utilização do CLA, em que foram habilitadas 4 empresas, o que permite o lançamento atual da Innospace.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.