SÃO LUÍS - A deputada eleita Iracema Vale (PSB) recebeu importantes apoios e fortaleceu a sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa nas últimas 48 horas.
Iracema conta com a articulação do Palácio dos Leões e o apoio do governador Carlos Brandão (PSB) e do vice-governador eleito, Felipe Camarão (PT). Brandão e Felipe, contudo, evitam tratar do tema publicamente.
Eleita em outubro deste ano para um primeiro mandato a partir de fevereiro de 2023, ela disputa o comando do Legislativo Estadual contra o atual presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
Othelino esteve em Brasília, ao lado do ex-governador Flávio Dino (PSB), futuro ministro da Justiça, na terça-feira. No último fim de semana, ele disse que contava com a maior fatia de apoios para a disputa.https://imirante.com/noticias/sao-luis/2022/12/09/ipolitica-othelino-assegura-contar-com-maioria-na-assembleia-pela-reeleicao
Fortaleceu
Ocorre que Iracema Vale contabilizou importantes declarações de apoio nas últimas 48 horas e tem consolidado o projeto para a Mesa Diretora da Assembleia.
Na noite de ontem [quarta-feira], por exemplo, o deputado Glalbert Cutrim (PDT), declarou voto em Iracema Vale.
A bancada do PP também declarou voto em Iracema. Tratam-se dos deputados Arnaldo Melo, Júnior França e Hemetério Weba.
Neto Evangelista (União Brasil) é outro deputado - alinhado a Othelino -, que seguirá a candidatura de Iracema Vale. Isso depois de ele declarar apoio ao Governo Carlos Brandão no Legislativo Estadual. O ato foi simbólico.
Em ato semelhante, o presidente da Câmara de Vereadores de São Luís e deputado eleito Osmar Filho (PDT) - que já havia declarado apoio a Othelino Neto, publicou foto ao lado de Brandão e assegurou adesão à bancada governista no Legislativo. Aliados de Iracema já contabilizam o voto de Osmar.
A direção estadual do Patriota também manifestou apoio à candidatura de Iracema Vale. O partido contará com uma bancada de três deputados eleitos na próxima legislatura: Edna Silva, Guilherme Paz e Juscelino Miranda.
A informação de bastidores é de que Othelino Neto já estaria em desvantagem na disputa. O presidente da Casa, contudo, assegura ter maioria.
Saiba Mais
- PSB também pede ao STF entrada na ação sobre eleição da Mesa da Alema
- Presidente do STF indefere pedido do Solidariedade e garante posse de Iracema
- Orçamento aprovado pela Assembleia garante emendas de quase R$ 11 milhões por deputado
- VÍDEO: veja como foi a sessão da Assembleia desta quinta (19)
- Fux concede liminar e fixa emenda individual em 2% da receita no MA
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.