Investigação

Instaurada CPI da Saúde na Câmara Municipal de São Luís

Colegiado será comandado por Umbelino Júnior, autor de requerimento e terá como titulares os vereadores Álvaro Pires; Édson Gaguinho; Antônio Garcez e Zeca Medeiros.

Ipolítica

Atualizada em 15/12/2022 às 16h56
Umbelino Júnior é quem vai presidir a CPI da Saúde na Câmara
Umbelino Júnior é quem vai presidir a CPI da Saúde na Câmara (Fabrício Cunha)

SÃO LUÍS - A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís instaurou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

A abertura do colegiado ocorreu com a publicação da resolução nº 066/2022, que propõe investigação a respeito da aplicação de R$ 20 milhões que deveriam ser destinados à execução de emendas impositivas.  

A CPI terá o prazo máximo de 90 (noventa) dias para conclusão de seus trabalhos, com a possibilidade de prorrogação por igual período, quando solicitada pela própria comissão  processante.

Por meio da Semus, a Prefeitura divulgou nota em que reitera o compromisso de colaborar com a CPI.

NOTA 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) aguarda a instalação da referida comissão, a fim de prestar todas as informações necessárias sobre a aplicação de recursos na pasta.

Membros

Vão integrar o colegiado, na condição de titulares, os vereadores Umbelino Junior (Sem partido) [que ficará na presidência da comissão]; Álvaro Pires (PMN); Édson Gaguinho (União Brasil); Antônio Garcez (Sem partido) e Zeca Medeiros (Patriota). Coletivo Nós (PT) ficará na suplência. 

A previsão é que os trabalhos da CPI sejam iniciados nos próximos dias na Câmara Municipal de São Luís.

Na quarta-feira o vereador Umbelino Júnior já havia falado a respeito da possível instalação da CPI. 

"A Resolução já foi para publicação [no Diário Oficial do Município] e agora é aguardar que o ato seja publicado para definição dos cargos e início dos trabalhos", explicou.

Outro lado

O prefeito Eduardo Braide (PSD) não se posicionou até o momento sobre a CPI ou sobre supostas irregularidades na execução orçamentária na Semus. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.