SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) destacou na manhã desta quinta-feira, operação com lançador de satélites da Innospace no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
A operação, com lançamento do foguete HANBIT-TLV e o ensaio em voo da carga útil SISNAV, demonstra a capacidade nacional em desenvolver tecnologias espaciais e lançar foguetes a partir de Alcântara.
“O lançador de satélites da Innospace já está posicionado na plataforma de lançamentos da base de Alcântara. Momento histórico para o Maranhão e para o setor de tecnologia espacial do Brasil. Ainda este mês teremos o envio do foguete para um voo teste”, escreveu o governador em seu perfil no twitter.
Ontem [quarta-feira], Brandão realizou uma visita de cortesia ao comando do Centro de Lançamento.
“Visitamos o Centro de Lançamento de Alcântara a fim de discutir a capacitação profissional dos maranhenses para o setor de tecnologia espacial. Até o fim do ano, a base de Alcântara vai realizar o lançamento de um foguete sul-coreano, importante teste para o lançamento de satélites por meio de parcerias público-privadas”, publicou.
Leia também: Foguete VSB-30 é lançado com sucesso da Base de Alcântara
Tecnologia
No início de 2022, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), e a empresa sul-coreana Innospace assinaram um acordo de parceria com o objetivo de realizar o lançamento do foguete HANBIT-TLV e o ensaio em voo da carga útil SISNAV.
A campanha de lançamento, nomeada Operação Astrolábio, ocorrerá por completo a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), unidade subordinada à FAB.
O HANBIT-TLV é um lançador de satélites que mede 16,5 metros e pesa 8,4 toneladas. O foguete, desenvolvido pela empresa INNOSPACE, utiliza um sistema patenteado de alimentação por bomba elétrica, além de tecnologia híbrida, ou seja, com propulsores à base de oxigênio líquido e uma mistura de parafinas, o que proporciona composição química estável, fabricação mais rápida e de menor custo.
O veículo é equipado com a carga útil denominada Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvida pelos militares e profissionais civis do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o qual faz parte do DCTA.
O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, que permitirá ao Brasil um grande passo em direção à independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos. O Projeto SISNAV está inserido dentro do Sistema de Navegação e Controle (SISNAC), previsto para o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM) da FAB, focado em órbitas baixas no chamado New Space.
Saiba Mais
- Alcântara: 20 anos de um dos maiores acidentes com foguete da história
- Microrrede de Energia Elétrica Inteligente é inaugurada em Alcântara
- Classe política repercute lançamento de foguete em Alcântara
- Lançamento de foguete sul-coreano dá início a novo capítulo no Programa Espacial Brasileiro
- VÍDEO: foguete de empresa sul-coreana é lançado no Centro de Lançamento de Alcântara
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.