No Campus do Renascença

Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança livros durante cerimônia no Ceuma

O lançamento das obras foi feito no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney, da Universidade Ceuma do bairro Renascença.

Publipost/Ceuma

Atualizada em 29/11/2022 às 19h38
Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança dois livros. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança dois livros. / Foto: Divulgação/Ceuma.

Nessa sexta-feira (25), foram lançados dois livros do escritor e professor Aldy Mello de Araújo, em São Luís. O lançamento das obras foi feito no Salão Nobre da Biblioteca José Sarney, da Universidade Ceuma do bairro Renascença.

Segundo o escritor, que é mestre em Ciências Sociais, as obras intituladas de “Educação: Poder Transformador” e “A Pandemia de 2020”, foram pensadas e escritas pela complexidade dos momentos únicos que nossa sociedade tem passado.

“Temos pouquíssimos registros, por exemplo, das pandemias passadas. Por isso, a importância de contarmos a história e relacionarmos com o momento político que estamos. Já em Educação: Poder transformador, faço um relato histórico e abordo desde as primeiras escolas, ao ensino superior e o pensamento crítico científico”, relatou o professor Aldy.

Os livros trazem o peso do vasto currículo do professor Aldy Mello, que, além de ter uma vida dedicada à docência com experiência em instituições de ensino no exterior, também já exerceu diversos cargos como o de: Chefe da Assessoria Especial do Governo do Estado do Maranhão; Presidente do protocolo de Integração das Universidades da Amazônia e reitor da Universidade Ceuma, em São Luís.

Como reitor do Ceuma, na década de 1990, Aldy Mello teve uma gestão próspera, com o estabelecimento definitivo do Conselho Editorial da instituição e de outros cursos, principalmente os da área da saúde, contribuindo para que a Universidade Ceuma se tornasse um grupo de ensino superior de excelência.

Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança dois livros. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança dois livros. / Foto: Divulgação/Ceuma.

Durante o lançamento de suas mais recentes obras, o professor Aldy também destacou que o Brasil precisa dar mais atenção à educação, pois, o futuro é a Educação e não há alternativas mais eficazes para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.

“A Educação sempre foi o melhor investimento para se chegar ao futuro, e a humanidade está se reinventando diante das oportunidades que a tecnologia traz”, pontuou o professor em seu livro.

A cerimônia de lançamento das obras contou com a presença de autoridades acadêmicas, representantes da Academia Maranhense de Letras, professores, alunos e sociedade em geral.

Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança dois livros. / Foto: Divulgação/Ceuma.
Escritor e professor Aldy Mello de Araújo lança dois livros. / Foto: Divulgação/Ceuma.

Além das obras lançadas, Aldy Mello de Araújo é autor de outros livros, entre eles: A Universidade Esquecida, O poder no tempo, Memorial de Tutoia, Cotidiano, entre outros.

Sobre o autor

Aldy Melo de Araújo é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão; Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Católica de Louvain, Belgica; Especialista em Administração Universitária pela Organização Internacional – OUI, Canadá; Especialista em Metodologia da Pesquisa Social Portland State Univerty, Oregon, Estados Unidos e Professor Emérito da Arkansas State University, Estados Unidos.

Com essa vasta formação acadêmica, Aldy Melo de Araújo se destacou em diversos órgãos públicos e privados do Maranhão, exercendo importantes cargos, como: Coordenador do Curso de Comunicação Social na UFMA; Chefe da Assessoria Especial do Governo do Estado do Maranhão; Presidente do protocolo de Integração das Universidades da Amazônia; Membro do Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Membro do Conselho Deliberativo do SEBRAE (MA); Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Maranhão; Vice-Reitor da Universidade Federal do Maranhão; Reitor da Universidade Federal do Maranhão Vice Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário do Maranhão; Diretor da Faculdade Euro-Americana, em Brasília; Reitor do Centro Universitário do Maranhão – UNICEUMA, em São Luís; Membro do Conselho Diretor da Universidade Federal do Maranhão; Vice-Diretor da SVT Ensino Superior.



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.