(Divulgação)

COLUNA

Negócios & Inovação
Fique por dentro de notícias sobre inovação, Startups e novos negócios do Grupo Mirante.
Negócios e Inovação

A transformação e o marketing digital são obrigações no pós-covid

O Marketing Digital deixa de ser oportunidade, apenas, e passa a ser canal obrigatório para empresas que pretendem continuar líderes nos seus segmentos.

Gerson Soares / Aduela Ventures

Atualizada em 02/05/2023 às 23h39
 
 

Muito tem se falado sobre como os negócios estão mudando a forma com que as empresas operam e como estão se apegando ao que funciona melhor ao novo perfil de consumidor.


A pandemia acelerou o movimento de transformação digital que já ocorria antes da crise sanitária do COVID-19 e, hoje, as empresas são obrigadas a agir, adotando tecnologias, produtos, serviços e estratégias de marketing digital para vender.


Com o distanciamento social em 2020, houve uma mudança de paradigma nos hábitos de consumo da população: conteúdos informativos ou de entretenimento, compras e até produção de mídias de publicidade, tudo isso se intensificou com o crescimento da adoção das redes sociais durante o período.
 

O Brasil e o consumo de redes sociais - Imagem: Resultados Digitais. (Imagem Resultados Digitais)
O Brasil e o consumo de redes sociais - Imagem: Resultados Digitais. (Imagem Resultados Digitais)


Segundo dados da pesquisa da Resultados Digitais, de 2014 para 2022, o número de usuários ativos na rede social dobrou. 

Além disso, o Brasil é o 2º país do mundo com o maior tempo de consumo diário de redes sociais, 3 horas e 49 minutos, 53%
maior do que a média mundial.


Além disso, segundo outra pesquisa, desta vez do Capterra, ressalta que 62% dos brasileiros compraram produtos pelas redes sociais e 60% se sentem influenciados pela publicidade paga. Marcela Gava, analista de conteúdo da empresa, comentou: "Esse dado reforça que as peças de anúncios podem não ser encaradas como intrusivas, servindo de importante chamariz para as marcas nas suas ações de marketing".


Com toda essa mudança nos hábitos de consumo. As empresas que ainda não tinham aderido ao movimento, se viram obrigadas a investir nas estratégias de marketing digital. O que antes era visto como investimento que não dava resultado, passou a ser a salvação de muitos negócios em 2020, e hoje é uma adequação primordial.


Em entrevista ao vivo no canal do Imirante, no Papo de Aduela, a CEO da SmartDash, Amanda Barbosa, ressaltou a importância de se ater a todos os ônus do marketing digital, e não somente aos benefícios advindos desse novo canal de mídia.


"Ao mesmo tempo que a internet é um mar de oportunidades, existem certos ônus. Hoje, os usuários esperam até dois minutos para ter uma resposta em sites ou aplicativos transacionais. Se o seu negócio não estiver preparado para atender essa demanda, os clientes podem até ter uma percepção errada sobre o seu negócio." - Ressaltou Amanda.


 


O movimento de adoção do Marketing Digital tem se tornado muito mais especializado e estratégico, como ressalta Michael
Brenner, Diretor executivo e fundador da Marketing Insider Group. No artigo 21 tendências do marketing digital para 2023, ele ressalta a importância da transformação estratégica do marketing.


“Passar por uma transformação de marketing pode ajudar as empresas a melhorar o atendimento e a experiência do cliente, aumentar o reconhecimento e a reputação da marca e, por fim, aumentar as receitas e os lucros.” - Ressalta Brenner.


Se você ainda não fez, agora é a hora de começar a planejar sua estratégia de marketing para 2023. Certifique-se de começar o novo ano com um plano claro e metas alinhadas com o seu negócio.

Faz anúncios online? Utilize a plataforma SmartDash e tenha mais eficiência nas suas campanhas de marketing digital. A SmartDash é uma das soluções da Aduela Ventures, braço de inovação do Grupo Mirante.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.