Câmara Federal

Relatório de maranhense é favorável a PL que beneficia Conselhos Tutelares

Aluisio Mendes atuou como relator de projeto de lei na Comissão de Segurança Pública da Câmara.

Ipolítica, com informações da Câmara

Aluisio Mendes atuou como relator de matéria na Comissão de Segurança Pública da Câmara
Aluisio Mendes atuou como relator de matéria na Comissão de Segurança Pública da Câmara (Wesley Amaral/Câmara dos Deputados)

SÃO LUÍS - Relatório do deputado federal Aluisio Mendes (PSC), na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados foi favorável ao Projeto de Lei 112/20, que torna obrigatória a execução orçamentária de recursos destinados ao funcionamento dos conselhos tutelares e à remuneração e à formação continuada dos conselheiros. 

O colegiado acatou o parecer de Aluisio e aprovou a matéria na quinta-feira. O projeto de lei, de autoria do deputado Felício Laterça (PP-RJ) ainda vai ao Plenário da Casa.

No parecer, Aluisio citou levantamento da Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrando que, nos últimos cinco anos, 35 mil crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no Brasil. 

Leia também: André Fufuca diz que vai votar favorável à regulamentação de pesquisas eleitorais

Ele também tomou por base estatísticas que mostram que, nos últimos 4 anos, 180 mil meninas e meninos sofreram violência sexual em todo o país. 

“Diante desse cenário de severa violência, e sob o ponto de vista da segurança pública, é fundamental que essas pessoas disponham dos recursos necessários para a realização do seu trabalho […]. A execução dessa parte das Leis Orçamentárias Municipais deve, portanto, ser obrigatória”, destaca trecho do relatório assinado pelo deputado maranhense.

ECA

A proposta, de autoria do deputado Felício Laterça, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, que hoje estabelece apenas que a previsão dos recursos constará da lei orçamentária municipal e da do Distrito Federal. 

O conselho tutelar é o órgão permanente e autônomo, com pessoas eleitas pela sociedade, encarregado de zelar pelos direitos da criança e do adolescente. 

Entre suas atribuições, está a de atender crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e encaminhar os casos à Justiça. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.