Imirante 22 anos

Inovação, credibilidade e novos desafios: Imirante.com celebra 22 anos

Ao longo de sua história, o portal vem oferecendo novidades aos internautas, tanto no conteúdo quanto no layout.

Imirante.com

Capa do Imirante em 2022. Foto: Imirante.
Capa do Imirante em 2022. Foto: Imirante.

SÃO LUÍS - Nesta quinta-feira (1º), começa um mês especial para o Imirante.com. O maior portal de notícias do Maranhão celebra seus 22 anos. Desde setembro de 2000, o Imi, como é carinhosamente chamado pela equipe, desdobra-se pelo compromisso de noticiar em tempo real e com zelo na apuração os principais fatos do Maranhão, do Brasil e do mundo.

“São 22 anos, um portal que foi pioneiro do Estado do Maranhão. Como sempre o grupo Mirante na frente. Há 22 anos levando a notícia onde quer que o internauta esteja. São 22 anos de evolução constante, de aprimoramento, de busca incessante pela notícia verdadeira, pelo bom trabalho do jornalismo. E a gente é muito grato pelos internautas reconhecerem o nosso trabalho e estarem com a gente”, ressalta a diretora de Mídias do Grupo Mirante, Maria Fernanda.

No Imirante, o internauta encontra notícias das mais diversas editorias, como polícia, política, saúde, educação, economia, serviços e mais. A equipe do conteúdo também se debruça em apurar e informar as novidades do mundo do Esporte (ImiranteEsporte) e do entretenimento (Na Mira). As coberturas dos jogos do seu time de coração do Maranhão estão aqui. Assim como as diversidades culturais, as fofocas do mundo do famosos e as receitas de dar água na boca também são reunidas no Na Mira, que oferece tudo isso e muito mais com muita leveza. Dentro do Imirante, também, estão os sites das rádios Mirante AM e Mirante FM.

Dessa forma, o Imirante.com se consolidou como um portal de verdade e que fala a verdade sobre os mais variados assuntos. Tudo o que o internauta precisa e muito mais está aqui. Navegar pelo Imi é muito prático. A sessão de notícias do cotidiano vem indicada na cor azul. É aquela notícia do momento, seja um crime, um protesto ou um incêndio. As notícias da cultura, do entretenimento e de tudo o que envolve o Na Mira aparecem em laranja. O esporte, por sua vez, se veste em verde no portal. Assim, apenas pela cor, o internauta já identifica a editoria e o caminho fácil para encontrar a informação que quer ler, ver e/ou ouvir.

Capa do ImiranteEsporte em 2022. Foto: Imirante.
Capa do ImiranteEsporte em 2022. Foto: Imirante.

O Imirante garante uma experiência ampla para o internauta. Reportagens em texto, com complemento do vídeo ou áudio são comuns, como manda a cartilha do webjornalismo. E ao longo do tempo o que era apenas algo a mais foi se tornando cada vez mais interessante para o internauta. Hoje, o Imirante tem consolidados programas produzidos completamente em vídeo. Sem falar, dos mais recentes podcasts, que transformaram a forma de produzir e consumir informação no jornalismo on-line. E, neste ano, o portal iniciou a produção de web stories, que consistem em um formato mais visual e de fácil entendimento da informação. 

Mas nada disso surge com um passe de mágica. A equipe multiprofissional que forma todo o Imirante levou anos para pensar, planejar e desenvolver toda esta incrível máquina de produção de conteúdo jornalístico e de entretenimento on-line.

Dentro de todo este conjunto, o espaço comercial e publicitário é um destaque do portal que se revela valoroso em razão de sua forte audiência. “Nós temos o maior portal do Maranhão, que traz várias oportunidades para todos os tipos de segmentos comerciais. A nossa carteira de cliente busca alternativas para aquecer o mercado. Pra isso, não tem lugar melhor que o Imirante, com milhões de acessos e seguidores nas redes sociais. E vem com uma migração de editorias do jornal O Estado. A política que está num momento aquecedor, onde todo mundo quer saber o que acontece. Fora esporte, negócios, economia, coluna social, então a gente traz várias oportunidades para que consiga encaixar em qualquer seguimento, e o cliente venha a ter retorno positivo do que se está veiculando no nosso portal. Eu me sinto muito orgulhosa em fazer parte desse time. Nós temos uma soma: conteúdo mais espaços publicitários, grades comerciais, e dessa soma vai para o sucesso”, pontua.

Novos rumos

Como destaca a coordenadora de Conteúdo do Imirante, Cíntia Araújo, inovação é uma marca do portal. “Sempre buscamos meios para estar conectados com nossos internautas. Pensando nisto, neste ano o Imirante criou um perfil no TikTok. Uma forma diferente de entregar conteúdos de credibilidade nas mais diversas plataformas”, afirma.

Imirante no TikTok. Foto: Imirante.
Imirante no TikTok. Foto: Imirante.

A grande importância e contribuição do veículo para o jornalismo maranhense gerou um holofote para o portal neste momento de combate incessante às fake news. O Imirante recebeu um convite este ano para um projeto de checagem de notícias no âmbito nacional.

“Por conta de sua relevância no Maranhão, o portal Imirante foi convidado para participar do Projeto Comprova. Um projeto organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) que realiza checagem de conteúdos suspeitos publicados nas redes sociais, sobre os mais diversos assuntos, principalmente eleições, políticas públicas e pandemia da Covid-19, checando se aquela informação é verdadeira ou falsa, prestando assim um serviço importante para a nossa população. Neste projeto, jornalistas dos veículos de cada Estado trabalham em conjunto para verificar os fatos”, comenta Cíntia Araújo.

De cara nova

O Imirante sempre revela um visual novo seguindo as tendências do webjornalismo mundial. Ao longo dos 22 anos, a página do portal ficou mais robusta e, consequentemente, mais dinâmica. Além disso, o layout conta com um design sempre moderno e prático para entregar ao internauta uma navegação descomplicada.

A equipe de web desenvolvimento sempre tem em vista deixar a capa do Imirante mais leve, de fácil navegabilidade e, claro, muito atrativa. De cara nova desde março deste ano, o portal já teve outros layouts ao longo de sua história. Um dos portais mais acessados do Nordeste não poderia deixar de se preocupar também com a sua apresentação visual. 

A gerente de Desenvolvimento Web do Grupo Mirante, Adriana Marão, revelou que o objetivo é sempre garantir uma experiência de navegabilidade alinhada com as tendências atuais e com o que o público precisa.

“Muito orgulho de fazer parte do Imirante há 22 anos. Vi esse projeto nascer, ganhar forma e força. Hoje, vendo ele forte, crescendo a cada dia, com uma equipe tão dedicada levando sempre para os nossos internautas conteúdo de qualidade e credibilidade. Trabalhamos diariamente para que a experiência dos nossos usuários seja a melhor possível, com um layout leve e agradável que já é marca registrada do Mirante”, comenta.

Veja algumas capas do Imi ao longo de seus 22 anos:

Em 2002

Capa do Imirante.com em 2002.
Capa do Imirante.com em 2002.

Em 2005

Capa do Imirante.com em 2005.
Capa do Imirante.com em 2005.

Em 2007

Capa do Imirante.com em 2007.
Capa do Imirante.com em 2007.

Em 2008

Capa do Imirante.com em 2008.
Capa do Imirante.com em 2008.

Em 2009

Capa do Imirante.com em 2009.
Capa do Imirante.com em 2009.

Em 2010

Capa do Imirante.com em 2010.
Capa do Imirante.com em 2010.

Em 2013

Capa do Imirante.com em 2013.
Capa do Imirante.com em 2013.

Em 2015

Capa do Imirante.com em 2015.
Capa do Imirante.com em 2015.

De 2017-2021

Capa do Imirante.com de 2017 a 2021.
Capa do Imirante.com de 2017 a 2021.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.