Meteorologia

São Luís registra chuvas acima da média para o que era esperado no mês de agosto

A meteorologista do núcleo de meteorologia da UEMA Andrea Cerqueira explica o fenômeno.

Imirante.com

- Atualizada em 25/08/2022 às 11h54

SÃO LUÍS - A intensidade das chuvas que atingiram a capital maranhense entre essa quarta-feira (24) e quinta-feira (25) têm sido consideradas incomuns para este período do ano.

De acordo com a meteorologista do núcleo de meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão Andrea Cerqueira, este ano, a região Norte do Maranhão tem passado por um processo de instabilidade na atmosfera.

“Nós já temos chuvas muito acima da média do que foi esperado para esse ano e, também, para esse mês de agosto. Neste evento agora, desta madrugada (25), tivemos 53 milímetros de chuva, que é considerado muito acima da média do mês todo”, diz Andrea.

Muita umidade e ventos fortes têm sido registrados na região do Nordeste. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Muita umidade e ventos fortes têm sido registrados na região do Nordeste. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Ainda de acordo com a meteorologista, a circulação atmosférica que tem predominado nestas regiões e causado as chuvas, tem colocado, também, muita umidade e ventos fortes para a região do Nordeste.

Temporal

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25), uma forte chuva causa alagamentos em vários bairros da Grande São Luís.

Leia mais:

A caminho do trabalho, passageiro de ônibus registra alagamento na Estrada de Ribamar durante chuva 

Carro fica quase submerso em alagamento no Lima Verde durante forte chuva

Motoristas enfrentaram a forte correnteza e o alto volume de água em razão do temporal desta manhã.

Alerta amarelo

Nessa quarta (24), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia lançado alerta amarelo de chuvas para o norte do Maranhão. O órgão publicou o aviso iniciado ontem às 10h e vale até as 11h de hoje. São chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.