Eleições 2022

Definidas as regras para os debates do Imirante com os candidatos ao governo e ao Senado

Debate dos postulantes ao Palácio dos Leões será no próximo dia 1º de setembro e dos candidatos a senador ocorrerá dia 9 do próximo mês.

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 24/08/2022 às 17h46
Debates com os candidatos ao governo e ao Senado serão transmitidos pelo canal do Youtube do Imirante
Debates com os candidatos ao governo e ao Senado serão transmitidos pelo canal do Youtube do Imirante (Matheus Soares)

SÃO LUÍS - Estão definidas as regras para os debates do Imirante com os candidatos ao governo do Maranhão e do Senado. Os encontros acontecerão no mês de setembro. Para o governo, sete dos nove postulantes participaram no dia 1º de setembro. Para o Senado, os cinco concorrentes poderão debater no dia 9 do próximo mês.

As regras foram definidas em reunião dos representantes dos candidatos no Grupo Mirante nesta quarta-feira, 24, após a pesquisa IPEC/TV Mirante que balizou a escolha dos candidatos ao governo que poderão participar do debate.

Veja mais sobre a pesquisa IPEC/TV Mirante

Inicialmente, a regra principal para participação no debate era o percentual dos seis primeiros colocados no levantamento. Assim, Carlos Brandão (PSB), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Júnior (PSD), Lahesio Bonfim (PSC) e Joás Moraes (DC) estão aptos a participar do debate.

Três outros candidatos - Enilton Rodrigues (PSOL), Simplício Araújo (SD) e Frankle Costa (PCB) - empataram. Com isto, ficou definido pelo Grupo Mirante que o critério de desempate seria a representatividade no Congresso Nacional conforme legislação eleitoral. Assim, Enilton e Simplício participarão do debate que terá sete concorrentes.

Regras

O debate dos candidatos ao governo terá quatro blocos. O primeiro é com a participação dos jornalistas do núcleo de Política do Grupo Mirante. Os candidatos responderão às perguntas e o outro candidato sorteado terá direito a tréplica e depois réplica.

O segundo bloco é de perguntas entre os candidatos. O tema será sorteado assim como o nome do candidato a perguntar e quem responde.

O terceiro bloco será também de pergunta entre si, mas com tema livre. Os candidatos a perguntar e a responder serão escolhidos por sorteio também. O último bloco será para as considerações finais dos candidatos.

Senado

O debate dos candidatos ao Senado terá três blocos. Primeiro de pergunta dos jornalistas do Grupo Mirante, segundo com perguntas entre os candidatos com tema livre e o último para considerações finais.

Os dois debates ocorrerão às 20h30 e será transmitido ao vivo no canal do Youtube do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.