Saldo positivo

PM intensifica operações na área norte da Região Metropolitana de São Luís

Dados do Ciops revelam que mais de 22 mil coletivos foram vistoriados e 70.250 pessoas abordadas durante as ações do 8º Batalhão da PM no decorrer do mês de março deste ano até a primeira quinzena deste mês.

Imirante.com

Atualizada em 20/08/2022 às 08h20
Os militares realizando abordagem no coletivo, em São Luís.
Os militares realizando abordagem no coletivo, em São Luís. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS -  Números relevantes. Dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) revelam que 22.191 coletivos foram revistados, 70.250 pessoas abordadas e 6.530 veículos vistoriados, entre carros e motocicletas, durante operações da Polícia Militar somente na área norte da Ilha no decorrer do mês de março deste ano até a primeira quinzena deste mês.

Leia também em: 

Operação de segurança é deflagrada em São José de Ribamar

Polícia Militar apreende carga de cigarros ilegais avaliada em R$ 2,5 milhões

A região norte da Grande Ilha é composta por 90 bairros e o seu policiamento ostensivo é realizado pelo 8º Batalhão da Polícia Militar. O comandante desse batalhão, tenente-coronel Rayfran Mota, informou que ao longo desse período os militares realizaram 450 operações na Ilha para garantir a ordem pública. “As ações de policiamento estão seguindo as orientações do secretário de Segurança Pública, coronel Sílvio Leite; e do comandante-geral da PM, coronel Emerson Bezerra”, frisou Rayfran Mota. 

O tenente-coronel ainda declarou que são diversas operações que estão sendo realizadas como Catraca, Tornado, Bairro Seguro e outras. “A intensificação da operação Catraca, por exemplo, colaborou para a redução de violência em relação ao ano anterior, graças ao empenho dos militares nas ações”, pontuou o comandante do 8º Batalhão da PM.

Abordagem 

Rayfran Mota afirmou que a abordagem policial provoca a sensação de segurança na comunidade. A população se sente segura com os militares na rua realizando patrulhamento. “A PM está realizando sua missão com eficiência. Isso é em razão do engajamento da tropa ao planejamento das ações de combate a criminalidade, bem como o apoio da comunidade”, frisou o tenente-coronel.

Ainda segundo Rayfran Mota, o batalhão tem intensificado o policiamento ostensivo e preventivo na sua área de atuação e, no momento, houve até mesmo o aumento de viaturas realizando rondas na cidade.

O trabalho do Grupo Tático Móvel (GTM) foi redirecionado aos bairros pontuais no período noturno, principalmente, aqueles com maior incidência de casos de violência. O tenente-coronel ainda declarou que o batalhão tem parceria com a comunidade, através do programa Pacto pela Paz. “O programa colabora para promoção da paz social, da cultura dos direitos humanos e do respeito às leis”, frisou o comandante do 8º Batalhão da PM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.