Nova política de governança

Mudanças estratégicas no Grupo Mateus

Ilson Mateus assume cargo de presidente do Conselho de Administração e empresa tem novo CEO.

Publipost / Grupo Mateus

- Atualizada em 12/08/2022 às 20h35
O fundador da empresa, Ilson Mateus, passa a ter um papel estratégico e focado no plano de expansão, agora, como presidente do Conselho de Administração.
O fundador da empresa, Ilson Mateus, passa a ter um papel estratégico e focado no plano de expansão, agora, como presidente do Conselho de Administração. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Como parte de uma mudança estratégica organizacional e alinhamento com a nova política de governança da companhia, o Grupo Mateus anunciou o reposicionamento de cargos executivos. O fundador da empresa, Ilson Mateus, passa a ter um papel estratégico e focado no plano de expansão, agora, como presidente do Conselho de Administração.

O empresário, que iniciou a história do Grupo no final da década de 80, transformou uma pequena mercearia de 50m2 na cidade de Balsas-MA na maior empresa de varejo alimentar do Norte/Nordeste e na quarta maior do país. Na gestão de Ilson Mateus, a empresa abriu capital em outubro de 2020 e se consolidou no mercado nacional do varejo e atacado. Com a confiança dos investidores, a empresa genuinamente nordestina expandiu sua atuação para quatro novos estados em apenas dois anos e chegou ao final de 2021 com faturamento de quase R$18 bilhões.

Em seu novo cargo, Ilson Mateus assume um novo desafio: “Sou funcionário dessa empresa há 35 anos. Nessa nova fase vou dedicar mais tempo aos processos e setores que envolvem o projeto de expansão. Vamos crescer ainda mais e de forma ainda mais certeira. Passo o bastão, com muita honra, para o meu fiel escudeiro, Jesuino Martins”, afirmou o novo presidente do Conselho Administrativo do Grupo Mateus.

NOVO CEO

Nessa trajetória de crescimento e consolidação de mercado, Ilson Mateus teve o apoio de Jesuino Martins. O executivo, que está no Grupo há 25 anos e iniciou sua carreira na empresa como auxiliar administrativo, passando por diversos cargos de gerência e diretoria, ocupava o cargo de VP Comercial e de Operações nos últimos cinco anos.

Com a mudança organizacional, Jesuino Martins passa a presidir o Grupo Mateus e acumula ainda o cargo de vice-presidente comercial e de novos negócios. O novo CEO terá como substituto na vice-presidência operacional, Sandro Oliveira, executivo que chegou na empresa há pouco mais de um ano para capitanear o projeto de expansão para novos estados da Região Nordeste.

“A responsabilidade é grande, mas estou disposto a dar continuidade ao legado do Seu Ilson com muita humildade e trabalho. Vamos manter a companhia jovem, inovadora, destemida e entregar para o mercado uma empresa ainda mais consistente, feita por um time de colaboradores motivado e qualificado”, ressaltou o novo presidente do Grupo Mateus.

NOVO CFO/RI

Ainda como parte da mudança no organograma do Grupo Mateus, um novo executivo passa a integrar o quadro de gestores. Com cerca de 20 anos de experiência em finanças e gestão no setor de varejo, Tulio Queiroz assume o cargo de vice-presidente Financeiro e de Relação com Investidores. “Chego para ajudar o Grupo nessa nova fase, onde governança, metodologia de gestão e um crescimento sustentado em geração de valor, passam a ser elementos fundamentais“, disse Queiroz.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.