Eleições 2022

Federação Brasil Esperança define chapas no MA

PV, PT e PCdoB escolheram candidatos a deputado estadual, federal e a composição da chapa majoritária do PSB.

Ipolítica

Atualizada em 06/08/2022 às 16h25
Adriano disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa
Adriano disputará a reeleição para a Assembleia Legislativa (Paulo Soares)

SÃO LUÍS - A Federação Brasil Esperança, composta pelo PT, PV e PCdoB, realizou convenção partidária nesta sexta-feira e definiu a composição das chapas proporcionais e majoritária para a disputa das eleições 2022 no  Maranhão.

Participaram da convenção - que ocorreu no formato remoto -, o presidente estadual do PV, deputado estadual Adriano Sarney; o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry e o presidente estadual do PT, Francimar Melo.

Durante as discussões, ficou decida a participação da federação na coligação do PSB, que tem como candidato ao Governo o chefe do Executivo, Carlos Brandão [candidato à reeleição] e que tem como candidato ao Senado, o ex-governador Flávio Dino.

A coligação da qual a Federação Brasil decidiu fazer parte, integra ainda a Federação PSDB-Cidadania; o Partido Progressista; o Patriota; o Podemos e o MDB.

Leia também: Grupo Mirante define calendário de cobertura eleitoral

Membro da federação, o ex-secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (PT), teve o seu nome aprovado para a composição da chapa, na condição de candidato a vice-governador.

Divergência

Para a suplência do Senado, a Federação Brasil Esperança decidiu indicar a vice-prefeita da cidade de Pinheiro, Ana Paula Lobato (PSB), para atuar como a primeira suplente e Maria de Lourdes Pereira e Pereira (PCdoB) para atuar na condição de segunda suplente. 

“Os Presidentes Francimar Monteiro de Melo (PT) e Marcio Jerry Saraiva Barroso (PCdoB) manifestaram plena concordância com a decisão da Executiva Nacional apresentada naquela convenção. Em sua fala, Adriano Sarney manifestou divergência quanto à indicação da primeira suplência e pediu que isto constasse expressamente na Ata, mas concordou com os demais encaminhamentos”, destaca trecho da ata.

Com isso, a Federação Brasil Esperança definiu posição para a disputa do pleito 2022 e aguardará agora o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.