Eleições 2022

"Não aceitamos alegação de fraude", diz Aras após críticas de Bolsonaro

Manifestação do PGR ocorre três dias após falas do presidente da República contra o sistema eleitoral.

Ipolítica

Atualizada em 21/07/2022 às 15h39
Aras tratou do tema em entrevista a jornalistas estrangeiros
Aras tratou do tema em entrevista a jornalistas estrangeiros (Foto: Rosinei Coutinho / STF)

BRASÍLIA - Três dias depois de o presidente Jair Bolsonaro (PL) emitir fortes críticas ao sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores - sob alegação de que pode haver fraudes à votação em urnas eletrônicas -, o procurador-geral da República, Augusto Aras, publicou em seu canal no YouTube um vídeo com trechos de uma entrevista concedida no dia 11 de julho no qual ele defende as eleições.

"Nós não aqui aceitamos a alegação de fraude, porque nós temos visto sucesso da urna eletrônica, ao longo dos anos, especialmente, no que toca à lisura dos pleitos", afirmou Aras na gravação.

O procurador não mencionou diretamente o presidente, mas entende-se que a publicação é uma resposta aos eventos desta semana. A gravação é de uma entrevista que Aras deu a jornalistas de veículos estrangeiros.

Em reunião com embaixadores na segunda-feira (18), Bolsonaro desaprovou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF), e fez severas críticas ao sistema eleitoral nacional.

O caso repercutiu até na Academia Brasileira de Letras (ABL). Em discurso como orador na solenidade de 125 anos da Casa, em evento na sua sede, no Rio de Janeiro, o ex-presidente José Sarney (MDB) rebateu as falas do chefe do Executivo federal.

"Infelizmente, não é só a cultura brasileira que precisa, neste momento, ser defendida. Fui o presidente que conduziu a transição democrática, tenho a responsabilidade pessoal de defendê-la. Ela se consolidou pela prática continuada de eleições livres, sob a vigilância segura do Supremo Tribunal Federal”, disse, interrompido por aplausos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.