IRREGULARIDADES

ANP autua postos de combustíveis e revendas de GLP no Maranhão

Ação fiscalizatória da Agência ocorreu nos municípios de São Luís, Conceição do Lago-Açu, Bacabal, Icatu e Morros.

Imirante.com

Ação de fiscalização da ANP alcançou 34 agentes econômicos em cinco municípios maranhenses
Ação de fiscalização da ANP alcançou 34 agentes econômicos em cinco municípios maranhenses (Divulgação)

SÃO LUÍS - A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou ações de fiscalização no Maranhão, no período de 13 a 23 deste mês, alcançando 34 agentes econômicos, nos segmentos de distribuidoras e revendas de GLP, revendedores de combustível de aviação, distribuidores e postos de combustíveis de combustíveis e terminais aquaviários, com registro de atuações. 

Os estabelecimentos vistoriados estão distribuídos entre os municípios de São Luís, Conceição do Lago-Açu, Bacabal, Icatu e Morros. Houve parceria com o Ministério Público Estadual e com a Polícia Militar em Conceição do Lago-Açu.

Em São Luís, segundo a ANP, uma distribuidora de GLP foi autuada porque estava comercializando vasilhames de gás de cozinha do tipo P13 (13kg) cheios com falhas no sistema de vedação. Ainda na capital, uma revenda de combustível de aviação foi autuada por funcionar com árvores e postes de eletricidade dentro do parque de abastecimento das aeronaves sem a devida contenção.

No município de Bacabal, um posto de combustíveis foi autuado por não dispor de medida-padrão de 20L, instrumento utilizado para verificar o volume dispensado pelas bombas medidoras, lacrada e aferida, e por abastecer motocicleta sem o desembarque do condutor. 

Em Icatu, outro posto também sofreu autuação por não possuir a medida-padrão lacrada e aferida, além de não ter os instrumentos utilizados na análise de qualidade dos combustíveis. Também na cidade, uma revenda de GLP foi autuada por não cumprir notificação anterior e dispor de balança para pesagem dos botijões.

Já em Morros, um posto de combustíveis também foi autuado por não dispor da medida-padrão lacrada e aferida.

Outros estados,

Além do Maranhão, as ações de fiscalização no mercado de combustíveis foram realizadas em mais 12 unidades da Federação.

Nas ações, os fiscais verificaram se as normas da Agência – como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, apresentação de equipamentos e documentação adequados, entre outras – estão sendo cumpridas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.