INSUFICIÊNCIA DE VACINA

Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada até 30 de junho no Maranhão

Doses de vacina disponível representam apenas 83% da demanda estadual para imunização dos animais.

Imirante.com

Meta é imunizar 9,6 milhões de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Maranhão
Meta é imunizar 9,6 milhões de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa no Maranhão (Divulgação)

SÃO LUÍS - Insuficiência no estoque de vacinas conta a febre aftosa para atender a demanda de mais de 9,6 milhões de cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos) no Maranhão – o estado havia recebido bem menos, cerca de 8 milhões de doses – levou o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) a prorrogar a primeira etapa da campanha de vacinação, que encerraria em 31 de maio, para até 30 de junho. 

No documento encaminhado ao Mapa, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) justificou o pedido de prorrogação, tendo em vista que o quantitativo de doses de vacina disponível representa apenas 83% da demanda estadual para imunização dos animais nesta primeira etapa da campanha.

O prazo para o produtor comprovar a vacinação dos animais também foi prorrogado e deve ser feito até o dia 15 de julho no escritório da Aged onde o criador tem a propriedade cadastrada. Para comprovação o produtor deve levar seus documentos pessoais, nota fiscal da compra da vacina e o total de animais vacinados, divididos por faixa etária.

Com os novos prazos, o produtor deve ser dirigir a revenda para adquirir a vacina para imunizar os animais e devem seguir todos os procedimentos sanitários na hora de vacinar o rebanho. Após esse procedimento, a Aged recomenda que o produtor faça a comprovação da vacina para evitar filas e aglomerações nos escritórios. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.