Mudança

Deputado do Maranhão pode comandar CCJ da Câmara

Juscelino Filho e Arthur Maia, ambos do União Brasil, estão entre os cotados.

Gilberto Léda

Juscelino foi indicado por Elmar Nacsimento
Juscelino foi indicado por Elmar Nacsimento ( Foto: Reprodução)

BRASÍLIA - O deputado federal maranhense Juscelino Filho (União Brasil) é um dos dois nomes cotados para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O colegiado é o mais importante da Casa.

Segundo reportagem do Metrópoles, o presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta terça-feira (1s), que o comando da Comissão ficará com o União Brasil pelos próximos dois anos.

Além de Juscelino, Arthur Maia (BA) também é cotado para o posto. A Comissão Mista do Orçamento (CMO) também ficará com a legenda que surgiu da fusão entre DEM, antigo partido do parlamentar maranhense, e PSL.

“A CCJ é do União Brasil. Eu eu fiz um apelo ao Elmar [Nascimento, líder do União Brasil na Câmara] que procure honrar o compromisso que nós fizemos na eleição da mesa diretora. O grande problema regimental é que muitos integrantes do PSL migraram para o PL. Eu não controlo as fusões que aconteceram e nem os deputados que permaneceram no União”, defendeu o presidente da Casa.

Lira afirma que a manutenção do partido de Centro na gestão da CCJ atende a um acordo feito por ele, que viabilizou sua condução à presidência da Casa. “Como houve a fusão do PSL com União, lógico que regimentalmente o União teria direito inclusive as três primeiras pedidas. Nós mantivemos as pedidas do ano passado para manter os acordos que nós fizemos numa proposta bienal lá na eleição da mesa diretora e nós vamos perseguir isso”, completou.

Foi Nascimento quem apontou que os nomes indicados devem ser os dos deputados Arthur Maia e Juscelino Filho. “Estamos aí entre o Arthur Maia e o Juscelino, tentando fazer um consenso entre os dois. Cada um tem os seus argumentos, são dois grandes quadros e vão representar bem o nosso partido, qualquer um dos dois”, ressaltou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.