Balneabilidade

Nove trechos estão impróprios para banho nas praias da Grande São Luís

Foram coletados e analisadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias da Grande São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h07

SÃO LUÍS - Nove praias estão impróprias para o banho na orla da Grande São Luís, segundo último laudo divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

O laudo refere-se à ação de monitoramento das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão, realizado pela Sema no período de 7 de fevereiro a 7 de março deste ano. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, foram coletadas amostras de água de 22 pontos distribuídos nas praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Desses pontos, 9 estão impróprios e 13 estão próprios para serem utilizados pelos banhistas.

Em São Luís, os pontos de poluição se encontram na:

  • Praia da Ponta d’Areia - em toda a sua extensão
  • Praia de São Marcos - na extensão que fica situada em frente ao prédio verde com o Heliporto
  • Praia do Calhau – no ponto em frente à descida da avenida Copacabana e Pousada Suíça
  • Praia Olho d'Água - em toda a sua extensão
Em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, os banhistas deverão evitar o trecho da praia do Meio, que fica próximo ao Bar e Restaurante Capiau 2.

Veja a relação completa de pontos próprios e impróprios:

Saiba quais são os locais que estão próprios para banho na Grande São Luís
Saiba quais são os locais que estão próprios para banho na Grande São Luís

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, essa análise é realizada todo mês, e a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares.

A recomendação dos especialistas é de que os banhistas não devem entrar ao mar durante o período em que a água estiver poluída, para evitar o contágio de doenças.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.