Venda proibida

Período de defeso proíbe a caça e a venda do caranguejo-uçá

Este é o terceiro de quatro períodos de defeso do ano, para garantir tempo para espécie se reproduzir na natureza.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h10
Até a próxima terça- feira (8) a captura, o transporte e o comércio do caranguejo estão proibidos.
Até a próxima terça- feira (8) a captura, o transporte e o comércio do caranguejo estão proibidos. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Está proibida a caça e a venda do caranguejo-uçá em São Luís. Até a próxima terça- feira (8) a captura, o transporte e o comércio do caranguejo estão proibidos. Este é o terceiro de quatro períodos de defeso do ano, para garantir tempo para espécie se reproduzir na natureza.

Para não perder a freguesia que gosta do prato típico no Maranhão, a gerente de uma barraca situada na Avenida Litorânea, na capital, Adilene Pereira, disse que se preparou antecipadamente para poder receber os clientes e oferecer o caranguejo.

“Se a gente não fizer uma organização já sabendo o período do defeso para gente ter uma quantidade pra pelo menos a gente oferecer no dia a dia dos nossos clientes a gente acaba que não encontrando porque é um ciclo. Quem nos fornece também precisa declarar, precisa ter em estoque para poder nos fornecer”, explicou Adilene Pereira.

Para que surta o efeito desejado, precisa haver fiscalização. O biólogo Alexandre Azevedo destaca o quanto o caranguejo-uçá é importante na manutenção do equilíbrio ecológico.

“É uma espécie que apresenta uma importância fundamental para a ecologia dos nossos manguezais. Eles escavam tocas subterrâneas e ajudam a oxigenar o solo e eles se alimentam de matéria vegetal, principalmente de folhas, acelerando o processo de decomposição dessa matéria orgânica e fertilizando esse solo. Além disso, essa espécie possui uma capacidade reprodutiva excepcional. Uma única fêmea coloca milhares de ovos e esses ovos vão se desenvolver em larvas que vão servir pra toda cadeia alimentar com uma diversidade incrível de peixes”, finalizou o biólogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.