Crise

Braide e Flávio Dino ignoram diálogo institucional sobre crise no transporte

Governador foi eleito em 2014 e reeleito em 2018 com o discurso de que manteria parceria institucional com todos os prefeitos, fossem aliados ou adversários; Braide repetiu discurso em 2020.

Ronaldo Rocha / Núcleo de Política

Atualizada em 26/03/2022 às 18h12
Ônibus circulam com apenas 60% da frota em São Luís
Ônibus circulam com apenas 60% da frota em São Luís (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PSB) e o prefeito Eduardo Braide (Podemos) têm evitado diálogo institucional para tratar de da crise no sistema de transporte público de São Luís.

Rodoviários continuam com a greve por tempo indeterminado, e com apenas 60% dos ônibus circulando nas ruas da capital.

A Prefeitura de São Luís já concedeu subsídio de R$ 20 milhões às empresas e reajustou a tarifa de ônibus da capital em R$ 0,20. Mesmo assim, os empresários alegam que ainda não é possível garantir reajuste salarial a cobradores, fiscais e motoristas.

Na última quarta-feira, o Governo do Estado, por meio da MOB, reajustou a tarifa das linhas intermunicipais que estão sob a gestão do Executivo Estadual.

Discurso

Flávio Dino se elegeu em 2014 e foi reeleito em 2018, com o discurso de que manteria parceria institucional com os 217 prefeitos do estado, independentemente da posição política de cada um destes.

Durante a gestão do ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD), na capital, Dino manteve parceria em diversos setores com o aliado, sobretudo no sistema de transporte público.

O prefeito Eduardo Braide também prometeu dialogar com Dino durante a sua gestão.

Adversários, contudo, têm evitado o diálogo institucional e a crise no setor de transporte em toda a Ilha de São Luís afeta milhares de usuários.

Até o momento, empresários e rodoviários não chegaram a um acordo e há possibilidade de nova paralisação geral no setor.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.