Aprovação

Publicada Medida Provisória que cria cargos efetivos na Uemasul

MP cria cargos efetivos com vagas de concurso e cargos em comissão.

Imirante.com, com informações da Uema

Atualizada em 26/03/2022 às 18h18
Campus da Uemasul em Imperatriz. (Foto: Divulgação / Uemasul)
Campus da Uemasul em Imperatriz. (Foto: Divulgação / Uemasul)

SÃO LUÍS - Foi publicada nessa terça-feira (15), a Medida Provisória (MP) n° 378 que cria novos cargos para reestruturação administrativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). A aprovação da MP foi uma das primeiras solicitações da nova Reitoria da Uemasul e a publicação foi feita pelo governador do Estado, Flávio Dino (PSB).

Leia também:

Uema divulga novas datas de aplicação das provas de seletivos

Uema oferta novos cursos de graduação em quatro cidades maranhenses​

Abertas inscrições para o Paes 2022 da Uema; saiba como se inscrever​

A MP cria cargos efetivos com vagas de concurso e cargos em comissão, o Plano de Cargos para Carreira do Magistério Superior, a Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (Proexae), e dá aumento na gratificação dos servidores técnicos administrativos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Uemasul. A conquista foi bastante comemorada pela reitora Luciléa Gonçalves e a vice-reitora, Lilian Castelo Branco.

“Ao iniciar as ações desse reitorado, nós fizemos um estudo com as demandas urgentes de restruturação da nossa organização administrativa e apresentamos ao governador Flávio Dino, que acolheu, e com sensibilidade para este momento, já nos concedeu boa parte daquilo que foi pleiteado com a publicação desta MP. Isso nos deixa muito felizes, porque com isso já cumprimos três propostas do nosso projeto de campanha, e sobretudo porque melhora nossas condições de trabalho e a assistência aos estudantes”, disse Luciléa.

Publicação da MP foi feita pelo governador do Maranhão, Flávio Dino. (Foto: Divulgação / Uemasul)
Publicação da MP foi feita pelo governador do Maranhão, Flávio Dino. (Foto: Divulgação / Uemasul)

A vice-reitora ressalta que, com a criação das vagas de concurso, o governador atende uma das necessidades fundamentais do Núcleo Docente Estruturante (NDS). “Para reestruturar nosso NDS, precisamos no mínimo de 5 professores concursados para cada curso, e ele nos concedeu mais 40 vagas que vão nos auxiliar tanto no atendimento ao nosso aluno, no nosso trabalho docente de toda nossa instituição, como no recredenciamento, na avaliação da nossa Universidade, nas avaliações internas e externas”, pontuou Lilian.

Ela apontou que outra urgência fundamental, também atendida pelo governador, foi a criação da Proexae, que está sendo implantada e curricularizada. “Entendemos que a extensão é um dos mecanismos que a Universidade tem para dialogar de forma mais direta com a comunidade. Isso nos fortalece e fortalece nosso diálogo com a sociedade, além de nos propiciar uma maior possibilidade de assistir aos nossos alunos, quer seja com bolsa de extensão, quer seja com outros auxílios tão importantes para manutenção do nosso estudante dentro da Universidade, porque não adianta só eles entrarem aqui, eles também têm que ter condições de se manterem aqui”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.