Paes 2022

Uema oferta novos cursos de graduação em quatro cidades maranhenses

Será oferecido o curso de Direito, nos campi de São Bento, Grajaú e Codó e Relações Internacionais no Campus Paulo VI em São Luís.

Divulgação / Uema

Atualizada em 26/03/2022 às 18h22
As inscrições para o Paes 2022 seguem abertas até o dia 4 de março.
As inscrições para o Paes 2022 seguem abertas até o dia 4 de março. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está com inscrições abertas até o dia 4 de março para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2022), que oferecerá 3.370 vagas para o segundo semestre de 2022.

A novidade do PAES 2022 é a oferta dos novos cursos de Direito, nos campi de São Bento, Grajaú e Codó e de Relações Internacionais no Campus Paulo VI em São Luís. No total, estão sendo oferecidas 150 vagas para esses novos cursos distribuídas da seguinte forma: São Bento (40 vagas), Grajaú (40 vagas), e Codó (40 vagas) para o curso de Direito e São Luís (30 vagas) para o curso de Relações Internacionais.

Leia também:

Abertas inscrições para o Paes 2022 da Uema; saiba como se inscrever

Paes 2022: Uema oferta mais de 3.300 vagas para o segundo semestre

Relações Internacionais

O Curso de Relações Internacionais traz em sua matriz curricular conteúdos que contemplam uma formação ampla sobre o mundo contemporâneo, sobre as políticas externas e as atuais práticas para diplomacias, bem como sobre macro e microeconomia em suas múltiplas funcionalidades, além de, questões socioambientais, direitos humanos, regionalismos e sobre o trato entre os Estados Nacionais nas diversas operações.

Para o diretor do Curso de Relações Internacionais da Uema, Thiago Allisson Cardoso de Jesus o Bacharelado em RI agrega aos demais cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus Paulo VI um diálogo com todas as áreas do conhecimento para colaborar na formação de recursos humanos de excelência que fecundem o pensamento científico, atuante, crítico e socialmente engajado com os desafios, dilemas e exigências do mundo contemporâneo.

“A graduação em Relações Internacionais na Uema será a primeira do estado e uma das poucas do Nordeste, afigurando-se com intensa potencialidade dada a posição estratégica que o Maranhão ocupa. Será integralizada em oito períodos letivos, com a possibilidade do profissional atuar em empresas multinacionais, com comércio exterior; em agências de cooperação estrangeiras que atuam no Brasil e nos blocos que o país faz parte; e nas distintas organizações internacionais”, ressaltou o diretor Thiago Allisson.

Direito

Em relação ao novo curso de Direito em Codó, a diretora do Campus, Deuzimar Costa Serra, disse que foi realizado um estudo de demanda que revelaram a necessidade de implantação do Curso de Direito no Campus Codó. “A implantação do curso é de extrema importância para o desenvolvimento de Codó e toda a região, na perspectiva de proporcionar oportunidades, melhorar os indicadores socioeconômicos principalmente para as gerações jovens, adultas e idosas que não dispõem de condições financeiras para o ingresso na vida acadêmica”.

“Vale ressaltar que nenhuma Universidade e faculdade particular existente no município oferece o curso de Direito, de tal forma, que o Campus Codó será o pioneiro a oferecer este curso, que contribuirá na qualidade de vida de inúmeros estudantes que precisam fazer sacrifícios diários, tendo que se deslocar para cidades vizinhas”, frisou a diretora Deuzimar.

Já a diretora do Campus São Bento, Isabela de Lucena, destacou: “Um dos nossos grandes desafios é fixar a identidade da Uema no município de São Bento e no território Campos e Lagos, e com a inclusão do curso de Direito, temos a possibilidade de ampliar a visibilidade da nossa instituição. Temos certeza de que com os cursos e programas que estamos proporcionando aos jovens dessa região contribuiremos cada vez mais com o desenvolvimento social e com o crescimento do Estado e, consequentemente, deixando o nosso legado de formação cidadã e profissional de excelência”.

O terceiro município que receberá o curso de Direito da Uema é Grajaú que está localizada em um ponto estratégico, para a formação de mão de obra especializada, capaz de dar suporte e consolidar esta nova fronteira de desenvolvimento do Maranhão.

Segundo a diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra “a instalação do Curso de Direito reveste-se de um caráter todo especial, quando contempla uma antiga reivindicação e aspiração, por tratar-se de uma área de saber específico e de fundamental importância para atender as demandas local e regional. Ademais, o perfil do curso, inspira-se e adequa-se ao contexto socioeducacional e buscará através da atuação de seus egressos, a formulação de novos conhecimentos, que consolidarão e aperfeiçoarão o processo de autoafirmação da cidadania, da ascensão social e das instituições presentes nos vários municípios, que compõem a Região Central do Estado”.

E enfatizou, “o Curso de Direito no Campus Grajaú demonstra uma abrangência muito maior que o esperado, quando além dos alunos locais, abrirá oportunidade aos outros, ligados a vários setores de ocupação profissional, residentes nas cidades vizinhas e que juntos poderão colaborar efetivamente para a melhoria da qualidade de vida das populações beneficiadas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.