Programa de Certificação

Seminário de sensibilização sobre o Procem reunirá 20 empresas na Fiema

Essa é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) em parceria com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h24
Danielle Sanches, CEO da empresa BPSE revela que o Procem solucionou várias questões relacionadas a processos internos
Danielle Sanches, CEO da empresa BPSE revela que o Procem solucionou várias questões relacionadas a processos internos (Divulgação)

SÃO LUÍS - Vinte empresas confirmaram presença no seminário de sensibilização para participação no Programa de Certificação de Empresas (Procem), que acontece às 19h desta terça-feira, 8, no salão de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). O evento é uma iniciativa do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) em parceria com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF).

O Procem é uma ferramenta que possibilita às empresas locais obterem vantagem competitiva nos mercados em que atuam, melhorando a qualidade dos produtos ou serviços que fornecem e otimizando seus sistemas de gestão.

De acordo com o coordenador do PDF-MA, Carlos Jorge Taborda, o encontro com as empresas tem o objetivo de mostrar como será a jornada do Procem, as etapas do processo de certificação e esclarecer os benefícios para os negócios. “É muito importante que os interessados conheçam melhor o programa, tirem as dúvidas, saibam como será o passo-a-passo para se prepararem para a qualificação até chegar à tão desejada certificação. Esse é um trabalho que considero essencial nesse primeiro momento”.

Durante o encontro, as empresas Iluminar, BPSE e ACE Construtora, que já receberam a certificação do Procem, vão apresentar a experiência que tiveram com o Programa. “É a maneira mais didática e ilustrativa de levarmos a realidade do Procem para as novas empresas interessadas”, diz Carlos Jorge.

As empresas convidadas vão prestar seu depoimento sobre a rotina durante todo o processo até a certificação no Procem e com a intenção de passar para aqueles que estão iniciando, o conhecimento e a necessidade de se envolver nesse processo com afinco e dedicação para que proporcione a mudança de cultura na empresa deles também.

O diretor da ACE Construtora, Paulo Couto, compartilhou um pouco sobre a caminhada durante o processo de certificação. “A nossa experiência com o Procem foi extraordinária! Obtivemos um aumento de conhecimento, de network, de integração. Tivemos vários motivos para investir nessa questão de qualidade da empresa. Atingimos um nível de melhoria significativo na questão de qualidade da empresa, aumentou a nossa vantagem competitiva, a nossa equipe de trabalho passou a ter colaboradores mais motivados e tivemos uma redução no retrabalho, evitando prejuízos”.

A CEO da BPSE, Danielle Sanches, revela que o Procem solucionou várias questões relacionadas aos seus processos internos. “Por conta da certificação Procem, a BPSE estruturou e organizou os seus processos, procedimentos e rotinas, permitindo que eu saísse do operacional e ocupasse a minha posição de CEO de fato, atuando de maneira mais estratégica, tendo acesso aos resultados dos indicadores mensais de cada objetivo e focando no crescimento e rentabilidade da empresa”.

A coordenadora do IEL-MA, Michele Frota, considera o Procem estratégico para o mercado. “O Programa opera criando conexões, melhorando e fortalecendo as relações comerciais entre fornecedores e compradores; dois atores fundamentais para o desenvolvimento econômico do nosso Estado. Na jornada pela certificação, os fornecedores aprendem a aumentar a produtividade, inovar, reduzir custos e ainda têm a chance de se conectar com grandes empreendimentos do Estado”, afirma.

As inscrições para o Procem podem ser feitas acessando o link www.fiema.org.br/iel, no menu Cursos, e os interessados poderão obter mais informações pelo WhatsApp de capacitação do IEL - MA (98) 99971-2224.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.